Secretário do MEC vem a Dourados para palestra na UNIGRAN

Douradense Henrique Sartori é titular de uma das secretarias do Ministério

Henrique Sartori reconheceu e elogiou o empenho da UNIGRAN e seu conceito no MEC

Henrique Sartori, atualmente titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres, do Ministério da Educação – MEC, fez palestra na UNIGRAN. Em entrevista, o secretário falou, entre outros temas, sobre a qualidade do ensino superior em Mato Grosso do Sul e deu boas dicas para os jovens acadêmicos não desperdiçarem as oportunidades.

A palestra, destinada ao corpo docente da UNIGRAN, foi elaborada para explicar as metas da Seres, como o decreto 9.057/2017 e as normativas decorrentes. A ideia é “expandir a oferta de ensino superior com qualidade, a partir do estabelecimento de diretrizes para constante aprimoramento das ações de regulação, avaliação e supervisão de instituições e cursos, em conformidade com as diversas leis e diretrizes da educação”, disse o Secretário.

Durante sua fala, Henrique Sartori destacou que as instituições com conceito a partir de 3, em uma escala de 1 a 5 no Índice Geral de Curso – ICG, serão valorizadas. O grupo UNIGRAN está presente no ranque de poucas instituições no país, com nota 4 e o título de Excelência de Ensino. O Secretário de regulação do MEC diz que a responsabilidade de fiscalizar não é unicamente do poder público, já que o cidadão que busca o ensino superior também pode contribuir com esse trabalho.

“Atualmente existem vários mecanismos de fiscalização que todos temos acesso, como o emec.mec.gov.br, uma ferramenta em que podemos encontrar informações sobre todas as instituições de ensino e cursos regulares. Então é fundamental que o cidadão use esses dispositivos para criar um bom filtro que o ajudará a fazer a melhor escolha”, informou.

Além do site, também é possível realizar as consultas via telefone, através do número 0800-616161, no qual os interessados podem obter detalhes sobre a qualidade da instituição e do curso que desejam ingressar. Sartori ressalta que o Ministério está de olhos atentos a todas as Instituições de Ensino Superior – IES, ao detectarem alguma anormalidade buscam sempre uma solução, porém, quando não encontram, para garantir a qualidade do ensino no Brasil, o curso é descredenciado e naturalmente acaba por se extinguir.

Durante a palestra, o Secretário da Seres reconheceu e destacou os índices obtidos pela UNIGRAN. Como a nota máxima de alguns cursos, citando e parabenizando a seriedade e o investimento da Instituição, como no curso de Publicidade e Propaganda, nota máxima, 5, e o melhor do país nos resultados do Ministério da Educação.

Os acadêmicos e as oportunidades

Com relação aos estudantes, Sartori foi enfático ao dizer “as oportunidades surgem para quem as busca, para quem trabalha, estuda muito, se dedica e corre atrás dos objetivos”. Foi com essa receita que o douradense galgou um dos mais altos níveis da hierarquia educacional brasileira. Assumiu a Seres em março de 2016, setor responsável por regular e supervisionar e, consequentemente, garantir a qualidade do ensino superior no país. Antes disso também foi secretário executivo do Conselho Nacional de Educação – CNE.

Henrique Sartori contou que em seu caminho não surgiram muitas oportunidades, contudo, foram decisivas. Ele acredita que não trabalha para si mesmo, mas para a sociedade. “Eu sempre me coloquei à disposição das oportunidades. E o retorno é importante para que outros também se sintam motivados em buscar outros caminhos. Atualmente estou em uma condição que me deixa muito feliz, mas não vou parar por aí, a missão ainda não está cumprida, afinal, tenho 37 anos e ainda muito trabalho pela frente”, complementou.

O palestrante falou da importância da dedicação, da doação, em todas as esferas de convivência, seja com a família, no trabalho e no relacionamento com as pessoas. “Todos temos muito para dar, para colaborar. É importante termos a consciência de que todos os resultados e acontecimentos são meros reflexos do nosso trabalho e dedicação. Eu nunca me neguei a trabalhar muito, a acordar cedo e tudo isso sempre me gerou muita satisfação pessoal e também pelo que já consegui contribuir com a sociedade”, enfatizou.