Medicina Veterinária UNIGRAN discute saúde única em evento científico

Evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto e é aberto ao público, mediante inscrição

A Medicina Veterinária possui diversas áreas de atuação, dentro do contexto aos cuidados com a saúde de grandes, pequenos e animais silvestres. Pensando nisso, o curso da UNIGRAN decidiu abordar a temática One Health, Saúde Única, para ser debatida em sua semana de estudos científicos. O evento, que será realizado no anfiteatro do bloco 10, entre os dias 29 e 31 de agosto, está com inscrições abertas.

De acordo com o coordenador do curso, Thiago Fraga, o conceito de “saúde única” foi fundado recentemente, a partir de uma tomada de consciência das grandes oportunidades que existem para proteger a saúde pública. “Sessenta por cento dos patógenos causadores de doenças em seres humanos são de origem animal, ao longo das últimas três décadas, 75% das novas doenças infecciosas emergentes em humanos foram zoonoses, o que torna relevante essa temática”, menciona.

Atualmente é impossível discutir a saúde animal e humana sem discutir as questões do meio onde esses seres estão inseridos. “A Medicina Veterinária foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade, pretendemos trazer o elo animal, ambiental e humano para o público e mostrar que a saúde pública e o bem-estar estão dentro da Saúde Única”, destaca Thiago Fraga.

29 de agosto
19h - Motivação profissional: Marketing veterinário, com a professora Lana Guedes
20h30 - O papel do médico veterinário no âmbito da saúde única, com o Presidente CRMV-MS João Vieira de Almeida Neto

30 de agosto
8h - One health, com a Docente no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – UFMS, Eliane Mattos Piranda
9h30 - Leishmania: deu positivo e agora?, com o Proprietário Clínica UNIVET – Rio de Janeiro, Roberto dos Santos Teixeira
14h - O papel do serviço veterinário oficial no contexto da saúde única, com o Pesquisador na Embrapa Gado de Corte - Campo Grande/MS, Paulo Henrique Duarte Cançado
15h30 – Animais silvestres e a veiculação de zoonoses, com o Médico Veterinário Namor Zimermann

31 de agosto
8h - Bem estar em animais de produção como fator gerador de saúde, com a Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Zootecnia/UEMS, Tânia Mara Baptista
9h30 - Efeitos das mudanças climáticas no contexto da produção animal, com o Coordenador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Agronegócios/UFGD, Clandio Favarini Ruviaro
14h - Manejo dos dejetos gerados pela produção animal e mitigação do impacto ambiental, com a Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Zootecnia/UFGD, Ana Carolina Amorim Orrico
15h30 - O atual e o futuro cenário da resistência antimicrobiana – Médica Veterinária Daniele Bier

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas na Coordenação do curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN, com investimento de R$ 50,00. Também podem ser feitas no dia e local do evento, por R$ 70,00. Mais informações pelo telefone (67) 3411-4122. A Semana Acadêmica conta com patrocínio da JK Lab, ForVets e Vetnil.