Parceria entre UNIGRAN e Sest Senat leva cuidados com a saúde aos taxistas de Dourados

Taxistas receberam orientações em diversas áreas da saúde

Acadêmicos dos cursos de Psicologia, Nutrição Farmácia e Biomedicina participaram da ação em conjunto com o Serviço Social do Transporte – Sest e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat/Dourados, “Transportando Saúde nas Cidades – Orientações e Cuidados – Fase Táxi”. Durante dois dias os estudantes realizaram avaliação de saúde, exames rápidos e promoveram orientações a mais de 70 taxistas sobre cuidados com a saúde na sede do sindicato da categoria.

Entre as atividades desenvolvidas estavam: aferição de pressão arterial e teste de glicemia e colesterol; orientação nutricional e exames de IMC, circunferência abdominal; avaliação e orientação sobre saúde do trabalhador, psicologia, odontologia e fisioterapia. A proposta foi de contribuir para prevenção e possíveis doenças e incentivar os profissionais para adoção de hábitos saudáveis com o objetivo de melhores condições de saúde e bem-estar.

Suely Araújo da Silva, gerente interina Sest Senat/Dourados, comenta que esta é a primeira vez que esse evento vem ao município. “A cidade foi beneficiada com essa atividade. O último levantamento da CNT [Confederação Nacional do Transporte] sobre o perfil dos taxistas mostra que, devido à rotina de trabalho, esses profissionais não têm muito tempo para cuidar da saúde. Essa parceria com a UNIGRAN foi essencial para possibilitar a realização deste evento que tem por objetivo maior a prevenção.

A pesquisa da CNT revela que, apenas 46,2% dos taxistas procuram atendimentos de forma preventiva, 73,6% estão acima do peso, 16,7% já tiveram ou trataram problemas de pressão alta e 14,7% apresentam problemas de coluna. Em relação à alimentação, 45,9% não têm local certo para realizar as refeições e apenas 28,1% se alimentam em casa.

Seu Moacir Soares Leite, taxista desde 1998 em Dourados, faz parte desta estatística: está acima do peso ideal. “Foram muito boas as orientações e exames que fizemos. Meu problema é mais nutricional, estou acima do peso, tenho que cuidar da alimentação, não cuido muito bem, essa atividade foi ótima para nos alertar”, menciona.

Dona Neuza Batista, taxista há quase um ano fala que é difícil seguir uma dieta boa para alimentação. “Nossos horários para comer são bem complicados, se tem uma corrida na hora do almoço tenho que largar o prato e sair. Fiz os exames e recebi as orientações, foi uma ação muito legal e boa para nós vermos como está nossa saúde, pois não temos tempo para ir verificar”, garante.

A parceria do projeto também foi importante para os acadêmicos da UNIGRAN. Luana Gleice Lopes, aluna do 8º semestre de Farmácia, aferiu pressão arterial e fez teste de glicemia nos participantes. “Com essa atividade, os profissionais podem ter um controle em relação de saúde, orientamos para que façam atividade física e cuidem da saúde. Ainda mais os taxistas que não têm tempo e ficam muito sentados”, destaca.