Avaliação nutricional é ferramenta-chave no tratamento oncológico, afirma nutricionista

Acadêmicos de Nutrição da UNIGRAN recebem ciclo de palestras na volta às aulas

Curso de Nutrição da UNIGRAN preparou ciclo de palestras para recepcionar os acadêmicos no 2º semestre letivo

No retorno ao 2º semestre letivo o curso de Nutrição da UNIGRAN preparou uma noite especial de palestras para os acadêmicos. Os profissionais Camila Armstrong Saldanha, falou sobre "Nutrição em Oncologia"; Caio Gustavo Simonelli, abordou "Atuação do Nutricionista na Saúde Indígena" e Camila Benites de Assis Duran, trouxe o tema "Avaliação Nutricional do Polo Base de Dourados".

A proposta do evento, segundo a coordenadora do curso, Aline Victorio Faustino Onishi, foi de recepcionar os acadêmicos. “A ideia foi, através das palestras com, inclusive, duas egressas da Instituição, mostrar realidades da atuação do profissional nutricionista em áreas especializadas que estão em ascensão, incentivando a busca por novos conhecimentos. São áreas não contempladas em estágio curricular”, menciona.

Camila Armstrong Saldanha trouxe informações importantes sobre a Nutrição em Oncologia. Segundo a nutricionista, a terapia nutricional pode ser introduzida como coadjuvante durante o tratamento clínico odontológico, “como forma de garantir o aporte adequado de nutrientes via oral, adaptação da dieta e utilização de complementos nutricionais; terapia nutricional enteral; parenteral".

A egressa da UNIGRAN trabalha em uma clínica oncológica de Dourados e garante que as estratégias para o acompanhamento e intervenção nutricional consistem na orientação individualizada. “A avaliação nutricional é ferramenta-chave para a efetiva intervenção nutricional e o monitoramento desses pacientes. Fazemos uma avaliação inicial, monitorização, plano alimentar – individualizado, necessidades energéticas e protéicas, além da tolerância”, ressalta.

A avaliação nutricional deve ser realizada no início do tratamento oncológico, conforme Camila Saldanha, como forma de identificar problemas que podem afetar o seguimento do mesmo. “Pacientes com baixo peso ou desnutridos podem não ter resposta adequada ao tratamento. Diagnosticar e tratar problemas os nutricionais precocemente pode ajudar o paciente na recuperação ou manutenção do estado nutricional, melhorar a resposta ao tratamento e reduzir complicações”, destaca.