UNIGRAN e TRT 24ª Região renovam acordo para o exercício da prática jurídica

Solenidade de assinatura do acordo foi realizada na UNIGRAN

A UNIGRAN, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e a prefeitura municipal de Dourados renovaram o acordo de cooperação técnica para a implementação do Projeto "Educação, Trabalho e Justiça". A proposta visa promover audiências simuladas, palestras e visitas monitoradas envolvendo alunos do ensino fundamental, acadêmicos de Direito e magistrados e servidores do TRT.

Assinaram a parceria, o presidente do TRT da 24ª Região, Desembargador João de Deus Gomes de Souza, o Desembargador do Trabalho, Francisco das Chagas Lima Filho, a Reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato de Déa e a secretária de Governo de Dourados, Patricia Henriette de Lima.

O acordo iniciou há quase cinco anos e agora foi renovado. O coordenador do projeto, Desembargador Francisco Filho, menciona que o trabalho tem dois eixos: um com os acadêmicos de Direito da UNIGRAN e outro com os estudantes do ensino fundamental das escolas municipais de Dourados.

“Queremos mostrar o funcionamento da Justiça, não só fazer palestras, mas trazer a realidade do Poder Judiciário aos futuros profissionais do Direito. Os estudantes irão assistir audiências nas varas, nos tribunais, conhecer o funcionamento da primeira e segunda instância. Vamos discutir com os universitários o novo cenário jurídico-político”, afirma.

Segundo o coordenador, o objetivo é a interlocução do papel social do Tribunal com a comunidade acadêmica. “Esse projeto traz maior vivência para o futuro profissional do Direito, para ver na realidade prática como é que se faz a Justiça”, ressalta.

Durante a solenidade, foi mencionada a Reforma Trabalhista e o Novo Código do Processo Civil. Francisco Filho comenta que a ideia é ainda incutir na sociedade uma visão de mundo diferente de antigamente, em que se pensava apenas no processo como litígio. “A Reforma Trabalhista e o Novo Código do Processo Civil investiram pesadamente na conciliação, traz o diálogo com o trabalhador e a empresa, e o trabalhador via sindical, investe em uma autonomia do trabalhador, individualmente, e em uma autonomia coletiva através das entidades sindicais, como forma de levar os conflitos existentes na sociedade a um diálogo com resultado produtivo para os dois lados”, enfatiza.

Para o presidente do TRT da 24ª Região, Desembargador João de Deus Gomes de Souza, a continuidade dessa parceria veio de forma adequada em razão da modificação da legislação trabalhista. “Eu sou um grande entusiasta pela solução de conflitos pela via negocial e temos que aproveitar esse momento para passar este espírito de que as pessoas busquem o Poder Judiciário, seja trabalhista, seja comum, como último instrumento para a solução de um conflito, resolvam através de via negocial, que é a melhor solução, inclusive, mais rápida e eficaz do processo”, considera.

A Reitora da UNIGRAN, Rosa de Déa, destaca que o acordo incrementa o ensino acadêmico. “Os alunos estão aprendendo toda teoria dentro da sala de aula, mas às vezes têm poucas oportunidades de fazer a prática. É muito importante pois aumenta a qualidade de ensino. Vale ressaltar que o curso de Direito da UNIGRAN é um dos melhores cursos do Brasil, segundo a última avaliação do Ministério da Educação – MEC”, avalia.