Egressa de radiologia da UNIGRAN conta sobre seu amor pela profissão

Naiara Gonçalves atualmente trabalha para o SESC, no Caminhão da Saúde, onde realiza exames de mamografia em mulheres de

Naiara Gonçalves opera um complexo e caro equipamento, importado da Alemanha, que exige extrema perícia e atenção ao manusear

Formada na primeira turma de Radiologia da UNIGRAN, Naiara de Lima Gonçalves, 24 anos, é uma das muitas egressas da instituição que hoje colhem os frutos de um ensino com qualidade, aliado a dedicação e comprometimento com os estudos. Hoje a profissional trabalha no Caminhão da Saúde do SESC (Serviço Social do Comércio), que realiza diversos exames voltados ao público feminino, entre eles o de mamografia, pelo qual a jovem é a responsável.

Natural de Dourados, Naiara conta que até 2011 (quando a Instituição abriu inscrições para o novo curso), nunca havia pensado nesta profissão, porém, passou a se interessar e após algum tempo de pesquisa sobre o tema decidiu que era o caminho a seguir. “Amo a Radiologia, sou apaixonada pela profissão. E a mamografia era o exame com o qual eu sempre quis trabalhar”, ressaltou.

Logo após se formar, no início de 2014, Naiara trabalhou em um instituto de radiologia da cidade, onde permaneceu até meados de 2016, quando participou do processo seletivo do SESC, para exercer a função de tecnóloga em radiologia no ‘Caminhão da Saúde’, que cruza o Mato Grosso do Sul levando para a população feminina acesso a exames gratuitos e de alta qualidade. “Após ser aprovada no processo seletivo fui para o Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, realizar o treinamento. Durante quinze dias aprendi a fazer o exame seguindo o padrão de qualidade deste hospital, que é um dos mais rigorosos do país”, ressaltou.

Atualmente o caminhão se encontra em Ponta Porã, onde chegou em 06 de junho e deve permanecer até 27 de outubro. Nos últimos meses a equipe também levou o serviço à Campo Grande e Chapadão do Sul. A próxima cidade a ser beneficiada ainda será definida pela direção do SESC.

A tecnóloga conta ainda que o trabalho não se restringe apenas a atividade técnica de operar o equipamento, existe também a relação humana com as pacientes. “As mulheres chegam com um pouco de medo, receio da dor que podem sentir ao comprimir a mama, mas explico bem como vai ser o procedimentos e elas vão ficando mais tranquilas. Então quando já estão calmas eu realizo o exame, que posteriormente é enviado para o Hospital do Câncer de Barretos, onde são feitos os laudos”, explicou.

O coordenador do curso de Radiologia da UNIGRAN, Fábio Rodrigues de Souza, conta que recebe com muita gratidão e felicidade uma história como a da Naiara. “Ela faz parte de um extenso hall de egressos que logo após se formarem já começam a ter o retorno pelo esforço que dispensaram durante a faculdade, assim como, por terem escolhido uma instituição de ensino que lhes forneceu a infraestrutura e o corpo docente adequados para que alcançassem o sucesso profissional”, finalizou.