Acadêmicos de Design de Interiores produzem ambientes para Mostra

Mostra apresentou diferentes espaços à comunidade

A 3ª Mostra Acadêmica Salar de Cores, realizada pelo curso de Design de Interiores da UNIGRAN, trouxe neste ano espaços com as cores azul, laranja, rosa, amarelo e vermelho. Os ambientes desenvolvidos pelos acadêmicos do 1º semestre apresentaram uma sala com café da manhã na praia, sala do cafezinho do executivo, sala de almoço para uma família de origem mexicana, sala do tradicional chá inglês e jantar romântico no restaurante japonês.

Os espaços foram avaliados por diferentes profissionais, como Janete Padilha, designer de interiores há 33 anos. Para ela, é muito gratificante ter o curso de Design de Interiores em Dourados, porque o mercado precisa de profissionais e começar a se formar uma nova turma.

“Sabemos a correria que é para fazer uma Mostra. É muito legal ver os alunos, é uma pequena Mostra, mas eles já vão sentindo quão grande é a dificuldade de desenvolver um projeto. Não basta ter ideias, precisa ter parceiros, ter credibilidade com os parceiros, para que o designer tenha os materiais adequados para desenvolver tudo o que a imaginação colocou no papel”, menciona Janete Padilha.

A avaliadora ressalta a originalidade dos trabalhos. “Todos os espaços foram bem pensados, nos mínimos detalhes. Muitas pessoas me perguntam qual cor eu mais gosto, eu acho que todas as cores são lindas. Elas precisam saber serem colocadas em um projeto, colocar o tom correto em um projeto de interiores. Na Mostra, os estudantes aproveitaram bem as tonalidades dentro dos temas que foram propostos em cada ambiente”, garante a designer.

Nathieli Takemori se formou pela UNIGRAN na turma de 2016 e voltou à Instituição para ser avaliadora na 3ª edição da Mostra. “Os espaços ficaram muito legais, o evento teve um amadurecimento, eu participei do primeiro e foi uma honra receber este convite para avaliar neste ano. Como eu já passei por isso, sei o quanto é difícil conseguir realizar esse evento”, comenta a egressa.

Para a profissional, a primeira lição tirada nesta atividade é o trabalho em equipe. “Com essa atividade, aprendemos muito a trabalhar em equipe, além de aprender sobre a composição, a pesquisa da cultura e do uso das cores. Nesta disciplina aprendemos que não é colocar os móveis em um ambiente aleatoriamente, precisa ter um conceito”, lembra Nathieli Takemori.

O Salar de Cores é uma experiência inicial da profissão em ambientar espaços de acordo com abordagens técnicas, culturais e clientes fictícios. O trabalho do grupo da acadêmica Fernanda Floriano Nunes da Cunha, teve como proposta um café da manhã em uma casa de praia. “O desafio foi grande, mas foi muito bacana o resultado”, comemora a estudante.

A praia apresentada foi de Trancoso, na Bahia, e como cliente fictício, um casal com dois filhos. “Trabalhamos muitos detalhes na decoração com cores as predominantes: azul para trazer tranquilidade e harmonia; laranja e amarelo para trazer energia. Essa combinação de cores é trazer confiança, um ambiente familiar”, cita Fernanda.

A aluna de Design destaca o quanto a Mostra contribuiu para a formação profissional do grupo. “Achamos que porque estamos no 1º semestre não somos capazes de fazer e essa atividade nos deu muita força para termos confiança no trabalho. Foi um trabalho em equipe, cada um entrou com um talento diferente, que se completou para chegarmos neste resultado”, complementa.