Em convênio com a UnB, UNIGRAN abre 25 vagas para mestrado em Direito

Inscrições começam dia 1º de julho e seguem até o dia 17. Interessados poderão optar por quatro linhas de pesquisa

Esta é a segunda vez que UNIGRAN e UnB se reúnem para realizar um mestrado interinstitucional na área do direito

Pela segunda vez a UNIGRAN e a UnB (Universidade de Brasília) estabelecem uma parceria para um mestrado interinstitucional na área do Direito. A cooperação colheu excelentes frutos na primeira experiência, em 1999, o que motivou agora em 2017 a uma reedição, em versão melhorada e ampliada. Os interessados devem se inscrever no período de 1º a 17 de julho e poderão optar por quatro linhas de pesquisa.

Durante o lançamento do programa, Dr. José Geraldo de Souza, professor na graduação e na pós-graduação da instituição brasiliense, classificou como de suma importância os frutos produzidos por esta cooperação, não só para a ampliação do status de consolidação da UNIGRAN como referência no estudo do Direito em Mato Grosso do Sul, como também com o enriquecimento intelectual que a plataforma proporciona ao conhecimento jurídico coletivo da região.

“Precisamos gerar produtores e não apenas aplicadores do conhecimento. Já se passaram 18 anos desde a primeira experiência, então necessitamos dar a uma nova geração de advogados a oportunidade de ter acesso a estudos avançados, para assim, mantermos e também elevarmos o nível de formação dos profissionais da região”, complementou.

O diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, Renato Pereira, foi dos que concluiu o mestrado através desta parceria entre as instituições, com sua pesquisa voltada para a ‘Teoria da Constituição’. “Este mestrado interinstitucional é uma ponte que estabelecemos com a melhor e mais conceituada pós-graduação do país no que tange ao Direito. Isso vem para abrilhantar ainda mais a história da UNIGRAN, que nestes 40 anos sempre investiu no aprimoramento dos docentes e, consequentemente, elevou o nível profissional deste segmento ao colocar no mercado profissionais bem formados”, ressaltou.

Já Rosa Maria D´Amato De Déa, Reitora da UNIGRAN, relembra que o mestrado de 1999 foi um marco na história de ambas as instituições, pois foi a primeira vez que a UnB levou para fora de suas dependências este tipo de pós-graduação. "Queremos que o conhecimento trazido por esta segunda parceria não sirva apenas para o enriquecimento do nosso curso de Direito. Nosso desejo é que se repita o que ocorreu na primeira edição, quando formamos profissionais que posteriormente vieram a lecionar em outras instituições do estado, público e privada e assim toda a sociedade acadêmica jurídica foi beneficiada", destacou.

O mestrado

Como destacado anteriormente, são quatro linhas de pesquisa, sendo elas:

1 - Sociedade, conflito e movimentos sociais, que reúne trabalhos que examinam a relação entre o direito e a sociedade e pode ser subdividida nas seguintes vertentes: Acesso à justiça, Etnografia e Bioética; Criminologia e Estudos Sobre a Violência.

2 – Constituição e democracia, trata do papel que as instituições jurídicas desempenham nas atuais democracias, em especial dos impactos que suas decisões geram na sociedade. Esta linha de pesquisa é fracionada em três ramificações: Filosofia Política, Teoria Constitucional e Democracia; Instituições Jurídicas, Separação de Poderes e Processo Constitucional e História Constitucional e Historiografia.

3 – Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade, que versa sobre a implementação, cooperação e desenvolvimento da sustentabilidade, aliada aos direitos humanos, sociais e trabalhistas e seus aspectos institucionais, históricos, teóricos e práticos do processo de internacionalização. São sublinhas de pesquisa: Internacionalização (aspectos públicos e privados); Mundo do Trabalho; Constituição e Transformações na Ordem Social e Sustentabilidade, Meio Ambiente e Direitos Humanos.

4 – Transformações na ordem social e econômica e regulação, aborda a relação da legislação com as mudanças sociais e econômicas que se tornaram mais intensas nas últimas décadas, o que naturalmente obrigou o Direito a entrar em sintonia com estas novas realidades. Dentro deste prisma, os pesquisadores poderão optar pelas seguintes ramificações: Regulação e Transformações na Ordem Econômica; Regulação Social e Políticas Públicas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Transformações no Direito Privado, Empresa, Mercado e Concorrência.

Das 25 vagas, uma parcela será destinada aos docentes da UNIGRAN, as demais serão disponibilizadas a todo e qualquer profissional do Direito que deseja ingressar em estudos jurídicos avançados. E, seguindo a política de cotas da UnB, quatro vagas serão destinadas a negros e três para indígenas.

O processo seletivo será realizado em três fases (ensaio, projeto de dissertação e entrevista) e a cada uma delas será atribuída nota de 0 a 10, contudo, notas inferiores a sete em qualquer uma das etapas elimina automaticamente o candidato. A divulgação dos inscritos será no dia 18 de julho e o resultado final tem publicação prevista para o dia 1º de setembro.

Mais informações podem ser obtidas do site www.unigran.br/inscricao, pelo qual além de se inscrever, também é possível fazer o download do edital. A coordenação do curso de Direito da UNIGRAN está à disposição para esclarecimentos, através dos e-mails: direito@unigran.br e secretariadireito@unigran.br ou pelo telefone (67) 3411-4177.