Acadêmicos da UNIGRAN realizam mostra de trabalhos científicos

Participaram estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Administração de Empresas e Ciências Contábeis

Os 28 trabalhos desta primeira edição da feira foram expostos no saguão do bloco 10

Idealizada pelo professor Fábio Henrique Cardoso Leite, a 1ª Mostra de Trabalhos Científicos da UNIGRAN abrangeu acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. O evento aconteceu no saguão do bloco 10, onde os curiosos puderam conhecer de perto os 28 trabalhos desenvolvidos.

Fábio Leite explica que a ideia partiu da necessidade de fomentar o interesse pela pesquisa e, para isso, segundo professor, o primeiro passo é fazer com que a pesquisa se torne pública, tendo em vista que o conhecimento que não é compartilhado não faz jus à sua existência. Desta maneira, os acadêmicos puderam mostrar aos interessados os principais elementos dos seus trabalhos, explicando a sua origem, objetivos e quais conclusões tiraram após cruzar o conhecimento teórico com a prática.

Nos três cursos envolvidos a pesquisa não se restringe a esfera bibliográfica, pois além desta, as demandas de ordem prática possuem grande peso nos trabalhos. Um exemplo são os alunos de Engenharia Civil que versam sobre uma nova utilidade para os pneus velhos. Eles defendem que esse material pode servir como uma geocélula de baixíssimo custo e que também reduz o impacto ambiental ao utilizar um produto que poderia poluir o meio ambiente com um eventual descarte inadequado.

“A geocélula pode ser utilizada, por exemplo, para conter a erosão nas encostas das rodovias, pois serve para acondicionar o material que evita que a terra venha ceda devido os intempéries da natureza”, explicou o jovem Júnior Silva, de 24 anos, que desenvolveu o conceito em parceria com os colegas Diego Antunes e Carlos Moreira, ambos do 7º semestre.

No curso de Ciências Contábeis, os acadêmicos Everton Vieira, Gisele Clemm, Ângela Rodrigues e Erica Naiara, com o auxílio de professores do curso de Publicidade e Propaganda, pesquisaram acerca da imagem que os escritórios de contabilidade possuem diante de seu público-alvo. Os alunos descobriram que esse tipo de prestador de serviço investe pouco em qualquer tipo de mídia, com a maioria restringindo a propaganda aos cartões de visita. Também constataram que boa parte dos clientes enxerga os escritórios como algo arcaico, que faz uso de práticas administrativas não muito modernas.

Já no curso de Administração, um dos grupos pesquisou sobre gestão entre os pequenos produtores rurais do distrito de Culturama, no município de Fátima do Sul. Os estudantes observaram, entre outros fatores, que um dos maiores problemas não está no tamanho da área ou na fertilidade do solo, mas no processo final, ou seja, vender o que produzem. Como na região não existe uma Ceasa (Central de Abastecimento), os agricultores são obrigados a vender a produção em feiras nas cidades vizinhas, como Deodápolis e Glória de Dourados, ou ainda de porta em porta, que além de aumentar os custos, também reduz o preço final e consequentemente minimizam o lucro.