Psicologia da UNIGRAN recebe lançamento de livro sobre Fundamentos da Psicanálise

Marco Antônio Coutinho Jorge faz o lançamento do Livro “Fundamentos da Psicanálise. Vol III – A Prática Analítica” na UNIGRAN

O curso de Psicologia da UNIGRAN recebeu o Lançamento do Livro “Fundamentos da Psicanálise. Vol III – A Prática Analítica”, com o autor Marco Antônio Coutinho Jorge. O evento, realizado em conjunto com o Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Núcleo Dourados, proporcionou aos acadêmicos e profissionais a ampliação dos conhecimentos teórico-práticos da Psicanálise.

Conforme a professora de Psicologia, Maria Helena Touro Beluque, uma das organizadoras do evento, a proposta foi de fomentar a leitura das obras psicanalíticas, promover a valorização da vertente psicanalítica na região e ampliar os conhecimentos teórico-práticos da Psicanálise.

“Os livros do Marco Antônio são utilizados como referência bibliográfica em disciplinas do curso, ele é um dos nossos principais teóricos estudados. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o autor que estudam”, menciona Maria Helena.

Marco Antônio Coutinho Jorge é médico psiquiatra e psicanalista fundador e diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro. Autor de diversas obras e artigos publicados no Brasil, Canadá, Colômbia, França, Itália e México, o autor encerra o ciclo da trilogia “Fundamentos da Psicanálise” com a terceira edição.

Fazendo referência à Freud e Lacan, a obra mostra os pontos fortes relativos à prática analítica, com ênfase na ética da Psicanálise. Além de leituras teóricas e exemplos de consultório, o autor recorre a elementos variados como cinema, literatura, mitologia, pintura, filosofia e música pop, dando ênfase na prática analítica e reforçando a ponte da teoria com o cotidiano.

“A Psicanálise se nutre muito das produções da cultura, o inconsciente não está apenas na experiência analítica stricto sensu, podemos perceber o inconsciente nas produções da cultura em geral e eu exploro muito essa parte”, ressalta Marco Antônio.

O psicanalista demonstra o prazer em saber que os alunos têm uma referência em seus livros. “Fico muito contente com isso. Eu escrevo com a ideia de transmitir a Psicanálise, sua essência, com uma linguagem clara, acessível. Neste livro, por exemplo, fiz muita questão de demonstrar elementos concentrados, selecionar os principais elementos e abordá-los com a maior intensidade possível”, destaca Coutinho Jorge.