Mostra de Maquetes retrata alterações estéticas e tratamento cosmético adequado

Os trabalhos foram avaliados pelas professoras durante a exposição

As acadêmicas do 3º semestre de Estética e Cosmetologia da UNIGRAN realizaram a I Mostra Interdisciplinar de Maquetes – Cosmética, Tricologia e Dermatologia Estética. A proposta foi apresentar nas maquetes o conhecimento de determinadas alterações estéticas e buscar o tratamento cosmético mais adequado.

A atividade é organizada pelas professoras Camila Panzetti Alonso, Michelle Karina Fagundes Rossato e Priscilla Fracalossi Riguetti. O evento proporcionou às alunas uma visão macro e interdisciplinar de assuntos tratados nas disciplinas.

Segundo Priscilla Riguetti, foram praticados conhecimentos das disfunções estéticas com a Dermatologia Estética, que lida com as questões da pele e a Tricologia, que trabalha a questão do cabelo e couro cabeludo, com isso foi integrada a Cosmetologia, que versa sobre o uso dos princípios ativos para o tratamento das disfunções.

Foram abordadas disfunções que acometem a estética facial e corporal, que comprometem a beleza da pele, como acne, celulite, estria, cicatriz e flacidez. “Propomos temas como: folículo piloso, fases do ciclo capilar, renovação celular normal e na pele com psoríase, acne vulgar, estrias atróficas, envelhecimento, entre outros. As estudantes fizeram a pesquisa, produziram maquetes, e ainda, ‘criaram’ um cosmético, com a composição, rótulo, nome e logomarca da empresa, uma reprodução de como seria esse produto para determinada disfunção”, menciona a professora.

As acadêmicas construíram os protótipos dos produtos com a finalidade de conhecer os ativos e sua funcionalidade em determinadas disfunções, sendo que cada princípio ativo tem uma função específica no tratamento de uma disfunção estética. O grupo da estudante Nathália Inocêncio Moura abordou a temática da Fibro Edema Gelóide – FEG – que é a inflamação do tecido adiposo, popularmente conhecida como celulite.

“Na maquete demonstramos como é a parte interna e externa da pele com celulite, as possibilidades de observar os graus – 1, 2 e 3 –, fizemos um produto cosmético para tratar essa disfunção que incomoda várias mulheres”, cita a aluna.

No trabalho, foram expostas as causas da celulite, como os fatores predisponentes como genética, idade, sexo, desequilíbrio hormonal; fatores determinantes que são associados aos hábitos de vida das pessoas, como stress, tabagismo, consumo de álcool, entre outros. “Para produzir o cosmético utilizamos ativos anti-inflamatórios, como a cavalinha, o chá verde, cafeína, erva mate, ginkgo biloba, etc. O nosso produto foi um creme de massagem que atua no intuito de melhorar o aspecto da pele promovendo a redução da celulite”, expõe Nathália Inocêncio Moura.