Curso de Engenharia Mecânica da UNIGRAN promove Feira de Experimentos

Recém-ingressos tiveram o primeiro contato com a prática profissional através deste trabalho

Participaram da Feira acadêmicos de Engenharia Mecânica, Civil e de Software

Em sua segunda edição, a ‘Feira de Experimentos da Engenharia Mecânica’, mais uma vez proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de no primeiro semestre já desenvolverem suas habilidades e deixarem a criatividade fluir, através de trabalhos que envolveram muitos dos conceitos já aprendidos em sala de aula. Além da Mecânica, também participam acadêmicos de Engenharia Civil e de Software.

O idealizador da Feira, Guilherme Rangel, coordenador de Engenharia Mecânica, diz que é comum os alunos terem um choque de realidade ao ingressarem no curso, pois boa parte das disciplinas do início são voltadas basicamente aos cálculos. Assim, a iniciativa tem como objetivo fomentar a inventividade, como também propiciar aos calouros o contrato com a prática.

“Neste projeto nós deixamos os estudantes bem à vontade quanto à temática dos trabalhos, não houve engessamento, queríamos ver os alunos satisfeitos em executarem aquilo que eles gostam, algo que eles tinham em mente há muito tempo e faltava apenas a oportunidade e as ferramentas necessárias para colocarem em prática”, esclareceu.

A iniciativa também abrangeu nesta edição outras disciplinas dentro da Engenharia Mecânica. Ao passo que em 2016 apenas conceitos de ‘Introdução à Engenharia Mecânica’ foram utilizados, neste ano houve o incremento do conhecimento repassado pelo professor Wilson Espíndola, que leciona a disciplina de ‘Física’ e agregou elementos da eletricidade e do magnetismo aos trabalhos.

Integração profissional

Além de fomentar a criatividade, a atividade também ensaiou uma interação profissional que naturalmente deverá ocorrer no futuro. Além dos acadêmicos de Engenharia Mecânica, nesta segunda edição foram convidados também os alunos das Engenharias Civil e de Software.

Professor Rangel explica que em diversas situações e ramificações do cotidiano profissional, esses profissionais irão trabalhar juntos, então adquirir essa experiência desde já é uma grande vantagem no concorrido mercado de trabalho. “Temos inúmeras situações, mas uma que todos conhecem é o ambiente de uma montadora de automóveis, onde existem engenheiros de diversas áreas, atuando cada um no seu ramo, porém, de forma integrada, visando sempre o produto final. Então, criamos para os alunos essa situação simulada, onde eles tiveram contato com pessoas de visões e objetivos diferentes, porém, de certa forma correlacionados”, complementa.