Acadêmicos de Fisioterapia produzem vídeos para retratar aspectos éticos da profissão

Vídeos produzidos pelos acadêmicos foram exibidos durante uma “sessão de cinema” em sala de aula

Os acadêmicos do 1º semestre de Fisioterapia da UNIGRAN participaram de uma sessão de cinema, com a apresentação de vídeos elaborados no trabalho da disciplina de História e Deontologia da Fisioterapia, com direito à pipoca e chocolate quente. Na atividade, os estudantes produziram vídeos, sob a orientação da professora Ângela Midori Kuraoka de Oliveira, que tratam sobre os aspectos éticos e deontológicos da profissão, conflitando situações do cotidiano e abordando os deveres e proibições deontológicas.

Qualquer profissional enfrenta, no dia a dia, situações que o colocam diante de questões éticas. Foi pensando nisso que Ângela Midori propôs essa atividade aos estudantes. “A proposta era que eles pesquisassem os campos de atuação da Fisioterapia, selecionassem uma área de atuação e elaborassem um vídeo apresentando conflitos éticos, em situações em que o profissional acaba tomando condutas éticas e não éticas”, afirma a professora.

Ângela explica que a deontologia trata dos assuntos referentes à ética profissional, ao Código de Ética que rege as condutas que o profissional deve tomar em relação à sua profissão no ambiente de trabalho. “A ética rege a nossa vida, falamos em ética profissional, mas a ética e a moral, por si só, são aspectos importantes para a pessoa enquanto cidadão, ser humano. Estamos capacitando e formando nossos alunos, desenvolvendo habilidades e competências com eles neste sentido também”, garante.

Os exemplos trabalhados nos vídeos foram o fato de um profissional não dar continuidade em um atendimento ao paciente que está sendo assistido pelo fisioterapeuta; o fisioterapeuta prescrever medicamentos, sendo que ele não tem habilitação para essa prática; a utilização de um auxiliar de fisioterapia, o que é errado, pois as condutas fisioterapêuticas só podem ser exercidas pelo próprio profissional; entre outros, retirados do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia.

O grupo do estudante Marcelo Machado Dalla Corte abordou a prescrição de medicamentos feita por um fisioterapeuta. “O Coffito [Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional] não aprova a prescrição de medicamentos. Fizemos um vídeo do modo errado, prescrevendo remédio e ainda o profissional indicando de um médico específico, que são questões antiéticas, e outro vídeo, retratando a forma correta da conduta do profissional”, menciona Marcelo.

Para o acadêmico, a atividade foi importante para sua formação profissional. “Como ainda estamos no 1º ano da faculdade, têm muitas questões que nós não sabemos se é possível ou não praticar em nossa atuação profissional. Com este trabalho conseguimos aliar a teoria à prática em questões que iremos enfrentar no dia a dia”, enfatiza.

Ao final da atividade, o melhor vídeo, o melhor ator e atriz receberam uma premiação.