Agronomia UNIGRAN tem uma das melhores estruturas do país

Curso conta com 21 estruturas para auxiliar na formação dos alunos, entre laboratórios e áreas experimentais

UNIGRAN dispõe de 21 áreas destinadas à formação destes futuros profissionais

Desde 2007 contribuindo com a profissionalização do setor agrário, o curso de Agronomia da UNIGRAN já entregou ao mercado diversos profissionais aptos a atuar nos mais diversos segmentos do setor. Com uma infraestrutura sem paralelo na região, o curso disponibiliza aos acadêmicos 21 espaços, entre laboratórios, como os de Fitopatologia, Entomologia, de Solos e de Sementes e áreas experimentais.

Outra vantagem para os alunos são as facilidades logísticas para chegar até as áreas experimentais. Uma delas, uma fazenda à margem da Avenida Guaicurus, pode ser acessada através de ônibus circular, pois há um ponto bem em frente à propriedade, a Área Experimental. Para a Fazenda Escola há o ônibus institucional que leva e traz estudantes nos períodos de aula. As propriedades disponíveis aos acadêmicos somam mais de 600 hectares. 

Já a nova estrutura laboratorial e experimental dos cursos de engenharia, o ‘Cantão do Bosque’, encontra-se a pouco mais de 500 metros das salas de aula, para onde os estudantes podem ir a pé, tanto durante o dia, quanto à noite. Nesta nova área, visando anular qualquer eventual ônus na formação daqueles que estudam no período noturno, as plantações são todas iluminadas.

Corpo Docente

Mas não são apenas os fatores infraestruturais que fazem a UNIGRAN merecer destaque dentre os cursos de ciências agrárias. Conforme explica o professor e coordenador Mateus Luiz Secretti, o corpo docente é composto por 43% de doutores, 43% de mestres e 14% de especialistas.

Conforme destaca o coordenador, o curso presa por uma formação ampla, de modo a entregar ao mercado um profissional com múltiplas habilidades e conhecimentos. “A crescente evolução tecnológica da agricultura e a expressão que o estado tem nesse setor, faz o mercado demandar profissionais cada vez mais habilitados, aptos para atuar nas mais diversas áreas. Apesar de estarmos em uma região predominantemente agrícola, nossos futuros agrônomos possuem conhecimento para trabalhar em qualquer segmento, seja na pecuária, na horticultura, produtos orgânicos e afins. Sempre visando minimizar os custos e maximizar a produção”, explicou.

Auxiliados por um corpo docente capacitado e experiente, os alunos contam também com uma vasta quantidade de livros a disposição. São ao todo 29 mil exemplares de mais de 11 mil títulos diferentes, número superado por poucas instituições no país. A biblioteca está aberta das 7h30 às 22h30 de segunda à sexta e aos sábados funciona das 7h30 às 11h30.

Projetos de extensão

De modo a proporcionar uma adequada formação e garantir que o mercado de trabalho receba um profissional plenamente apto, a UNIGRAN desenvolve no curso de Agronomia diversos projetos de extensão desde o primeiro semestre. Fornecendo aos alunos todo o apoio técnico, teórico e estrutural, a Instituição garante um contato intenso e intermitente com as práticas profissionais. Já em 2017, por exemplo, acadêmicos recém-ingressos cultivaram e doaram mudas de diversas espécies de árvores nativas da região.

E, além do conteúdo científico que absorvem durantes estes projetos, também realizam ações beneficentes, tais como a doação de hortaliças para instituições de caridade da cidade. O curso também é o único a participar de um dos maiores eventos agronômicos do Mato Grosso do Sul e também do Brasil, a tradicional “Festa do Pé de Soja Solteiro”, em Laguna Carapã, onde os acadêmicos são jurados no concorrido concurso.

Cantão do Bosque

Como já citado anteriormente, o “Cantão do Bosque” é mais uma área experimental destinada a aperfeiçoar a formação dos acadêmicos de engenharia agronômica. O espaço é usado para desenvolverem e simularem todas as atividades relativas à profissão. No local também está em fase de finalização um pomar e um horto de plantas medicinais, entre outros incrementos.

Os alunos têm à disposição laboratórios completos, com equipamentos modernos e equipe técnica devidamente capacitada para orientá-los. Como ressalta Mateus Secretti, “são poucos os cursos no estado que dispõem de tamanha infraestrutura, temos 21 áreas destinadas à formação destes futuros profissionais”.

Você pode cursar Agronomia na UNIGRAN ainda em 2017. O vestibular está com inscrições abertas pelo site www.vestibularunigran.com.br. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através dos telefones 3411-4196/4188 ou pelo e-mail agronomia@unigran.br.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC