Núcleo Tecnológico UNIGRAN realiza minicurso sobre agregados para concreto

Participaram da primeira edição do Unilab acadêmicos do curso de Engenharia Civil

Apesar do curso ser voltado para a prática, a questão teórica não foi deixada de lado

Durante a primeira semana de maio o Núcleo Tecnológico UNIGRAN realizou a primeira edição do Unilab. Acadêmicos do curso de Engenharia Civil acrescentaram ao currículo um minicurso sobre ‘agregados de concreto’, que proporcionou aos estudantes uma experiência prática que irá agregar na formação do futuro profissional.

O engenheiro civil Elson Luiz da Silva, responsável pelo NTU, explica que este é o primeiro de uma sequência de cursos complementares que o setor irá realizar. Serão dez módulos de ensaios práticos nas áreas de solo, asfalto e concreto.

“Os minicursos tem objetivos práticos, contudo, a parte teórica não é deixada de lado. Nosso objetivo é fazer com que o engenheiro civil formado na UNIGRAN são seja apenas mais um com um diploma nessa área, mas sim um profissional diferenciado, com uma visão ainda mais ampla sobre esses temas”, disse.

Conforme Elson Silva, para quem não é estudante ou profissional dessa área, o termo ‘agregado de concreto’ não se faz inteligível logo de cara, mas trata-se de todos os componentes que fazem parte do concreto, que além do cimento, conta com areia fina, areia média, areia grossa, pedra, entre outros.

“O cimento é o aglomerante e o todo o restante é chamado de agregado, então esta edição do Unilab demonstrou aos acadêmicos, através de ensaios, a maneira correta de determinar a receita mais equilibrada do concreto para a finalidade para a qual será destinado”, complementou.

Para o engenheiro, esse conhecimento, tanto na teoria, quanto na prática, confere ao futuro profissional a capacidade de maximizar o resultado de uma obra, tanto no quesito qualidade, como também na questão financeira.

O futuro engenheiro poderá chegar ao ponto ideal para cada finalidade do concreto, ou seja, não irá produzir algo aquém da necessidade, o que iria comprometer a durabilidade e segurança da obra, assim como não fará o concreto com nível de resistência além do necessário, pois isso elevaria desnecessariamente os custos da obra.

Nas próximas edições do Unilab, o NTU irá abrir inscrições não só aos acadêmicos da Instituição, mas também para engenheiros, arquitetos e demais profissionais responsáveis por avaliar e assegurar a qualidade das obras. Mais informações podem ser obtivas através do e-mail: nucleotecnologico@unigran.br.

A acadêmica do 9º semestre de Engenharia Civil, Suelen Malacarne, diz que se interessou pelo minicurso tendo em vista que o tema abordado tem relação com o Trabalho de Conclusão de Curso que está desenvolvendo, assim como, adquiriu um conhecimento prático que será útil em um futuro próximo.

O que é o NTU?

Desde 2016 a UNIGRAN conta com um Núcleo de Tecnologia, que além de contribuir com a formação dos acadêmicos dos cursos de engenharia, também presta serviços para o mercado da construção civil. Com profissionais capacitados e com larga experiência, aliados a uma adequada infraestrutura, o NTU assessora empresas do ramo no âmbito da fiscalização e elaboração de demandas nas áreas de solo, concreto e asfalto.