Curso de Prevenção ao Suicídio inicia neste sábado, 6, na UNIGRAN

As atividades do curso serão ministradas pelo professor Edilson dos Reis

O curso de Psicologia da UNIGRAN realizará entre de 6 de maio a 26 de agosto um curso de Prevenção ao Suicídio em Dourados. As atividades serão ministradas pelo capelão hospitalar e capitão do Corpo de Bombeiros, professor Edilson dos Reis, que já trabalha no combate e prevenção ao suicídio em Mato Grosso do Sul.

A coordenadora do projeto, professora de Psicologia da UNIGRAN, Rosemeire Pereira Souza Martins, afirma que a proposta é ampliar as possibilidades de aprendizado dos acadêmicos e profissionais sobre o tema em questão. “É um tema envolto de muito tabu. Nós temos que saber como lidar nessa situação. O suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens. Não tem classe, idade, escolaridade, quando o sujeito se cansa do sofrimento e decide tirar a própria vida”, menciona a professora.

A capacitação dos participantes servirá para identificar alguns sinais, situações e propensões de um indivíduo que pensa em se suicidar. “A grande preocupação é que ‘nós’ não estamos escutando, ouvindo o que as pessoas estão dizendo. O professor Edilson utiliza uma ótima didática de como lidar, como fazer essa escuta ativa e sensível. É um curso inédito, essa discussão é urgente e necessária nas famílias, nas escolas e em todos os espaços sociais”, garante.

O curso vai abranger a provisão das melhores condições possíveis para incorporar crianças e jovens por meio de um tratamento efetivo dos distúrbios mentais, e até mesmo um controle ambiental dos fatores de risco. O autor do projeto e acadêmico de Psicologia da UNIGRAN, Sandro de Toledo, cita que a ideia é trabalhar a temática da prevenção e promoção de saúde mental.

“O intuito é criarmos uma rede de alternativas quanto ao tema e indicar um caminho de conhecimento, compreensão e métodos de auxílio aos que estão passando por uma situação de crise e veem o suicídio como sua única saída”, assegura o estudante de Psicologia.

Profissionais de saúde, da segurança pública, de educação, universitários, residentes, preceptores, tutores e docentes, religiosos, além da comunidade em geral, podem participar do curso. Inscrições e informações na coordenação de Psicologia da UNIGRAN pelo telefone (67) 3411-4109, e-mail: psicologia@unigran.br ou no blog: cursoprevdourados.blogspot.com.br.