Desembargador do TJMS profere Aula Magna na UNIGRAN

Desembargador do TJMS, Júlio Roberto Siqueira Cardoso, aborda Ética no Brasil durante Aula Magna na UNIGRAN

A Aula Magna do curso de Direito da UNIGRAN inicia as atividades acadêmicas deste ano. O evento trouxe a temática “A Ética no Brasil”, com palestra ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de MS, Júlio Roberto Siqueira Cardoso. O intuito da atividade foi promover a reflexão e o debate sobre a ética pelo viés do Direito.

A ética e Direito são inerentes, sobretudo no momento atual em que o país vivencia grandes escândalos. Segundo Renato de Aguiar Lima Pereira, diretor da Faculdade de Direito, a proposta foi de inserir o corpo discente no desenvolvimento de valores pessoais.

“Estamos vivendo um momento em que várias esferas dos três Poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário] vivenciam conflitos éticos. O curso de Direito da UNIGRAN não poderia ficar de fora desse debate. Convidamos o desembargador por ele ser uma pessoa que entende extremamente deste tema, para que ele transmitisse sua experiência, tanto na vida acadêmica, quanto na magistratura”, menciona Renato Pereira.

O desembargador Júlio Cardoso apresentou aos ouvintes alguns nomes que nos dias atuais ministram palestras sobre ética, a exemplo dele, como o ex-senador Pedro Simon que esteve no ano passado na UNIGRAN, Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella, Clóvis de Barros Filho, entre outros. O palestrante explicou ainda a etimologia da palavra ética.

“A ética precisa ser calcada no raciocínio, na lógica, na educação brasileira, se com tudo isso estamos vivendo uma situação de penúria política, imagine se não tivesse isso. Então, vimos e entendemos ser necessário bater na tecla ética”, afirma.

Durante a palestra, Cardoso apesentou a ética de um ponto de vista mais “descompromissado”. “É uma forma em que os acadêmicos concitam em conceber a ética como ela efetivamente é, ou seja, muito ligada à educação e ao caráter. Não existe ética sem educação, nem ética sem caráter”, enfatiza o desembargador.

A Aula Maga contou com a participação musical da cantora sul-mato-grossense, Jane Ribeiro. A mesa de autoridades foi composta, além do desembargador Júlio Roberto e do diretor Renato Aguiar, pelo coordenador do curso de Direito da UNIGRAN, Joe Graeff Filho, pelo professor de Direito representando o Corpo Docente, Jefferson Baqueti e César Augusto Vasques Nogueira, acadêmico do curso e presidente do Diretório Acadêmico de Direito 27 de Outubro.