“Oportunidades de Negócios na região da Grande Dourados” é tema de palestra na UNIGRAN

Economista e consultor do Sebrae, Volmir Meneguzzo, ministra palestra na Sincom

Acadêmicos e profissionais de Publicidade & Propaganda se reuniram durante a IX Jornada de Comunicação – Sincom para debater a temática “A Comunicação no MS: Um caminho de desafios e oportunidades”. O evento contou com a palestra do economista e consultor do Sebrae, Volmir Meneguzzo, sobre “Oportunidades de Negócios na região da Grande Dourados”, durante a abertura.

A palestra apresentou o material produzimos através do Sebrae, Mapa de Oportunidade de Negócios, com ênfase na região da Grande Dourados. Segundo Volmir Meneguzzo há uma concentração de oportunidades de negócios bastante diversificada na região, em função de alguns grandes eixos significativos: o agronegócio, a agroindústria e comércio e serviços.

“Dentro de comércios e serviços tem uma ênfase muito forte do setor educacional, isso por conta dos mais de 20 mil alunos que estão inseridos no mercado da Grande Dourados”, menciona o consultor.

Em sua fala, o economista apontou a percepção de como está estruturado o estado de acordo com análises que foram feitas. “O zoneamento ecológico econômico demonstra como os eixos estão estruturados no estado e a partir daí, são apresentadas algumas informações da própria região de Dourados, como o que surgiu de oportunidade de negócio. O que chama a atenção não foi só o número de oportunidades que foram apontadas, mas a necessidade no diferencial”, destaca Meneguzzo.

Sobre crise econômica, Volmir Meneguzzo, ressalta que realmente ocorreu uma retração, mas é recebida com um impacto menor em regiões como Dourados por causa da diversidade dos eixos estruturantes. “Então, quando o agronegócio não está bem, a indústria puxa e o comércio e serviço segura; quando a indústria não está bem, o setor de comércio e serviço é mantido pelo setor educacional e pela pujança de atender os cerca de 30 municípios da região. Para Dourados, o impacto da crise vem, mas tem uma percepção mais leve, a longo prazo, os pequenos ou grandes negócios não organizados é que vão sentir com mais ênfase, quem não planejou vai sentir a crise”, garante.

Prêmio GaloAwards

A Sincom teve outras palestras, painéis e oficinas durante a semana, além da tradicional festa de premiação de trabalhos em diversas categorias, o GaloAwards. Os vencedores foram: Renan Schulter Mateus, Gabriel Martins Magno, Rayssa Brandão, Ellen Carla dos Santos, Jaqueline Salgueiro, Murillo Alencar, Thainara Nobrega, Elcio Colle Borges, Haruyoshi Hara Junior, Renata Boeira, Kelly Amanda Tuneca, Letícia do Amaral, Maicon Bueno, Gabriel Martins Magno, Laís Gotardi, Jéssica de Bona, Luiz Guilherme Pires, Leonardo Haraguchi, Guilherme Jacinto, Carlos Augusto de Oliveira, João Marcos Simões e Hallan Patrick Roça.