Casa Criança Feliz recebe visita e doações de acadêmicos de Odontologia da UNIGRAN

Acadêmicos de Odontologia realizam escovação supervisionada com as crianças da entidade

A Casa Criança Feliz atende 150 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. A entidade, que completa 21 anos, recebeu os acadêmicos do 1º semestre de Odontologia da UNIGRAN em uma visita que contou com a doação de kits com escova e pasta dental. Os estudantes ainda desenvolveram a escovação supervisionada com as crianças.

A atividade faz parte do Projeto Trote Solidário, em que os calouros do curso tiveram de arrecadar escovas dentais e dentifrícios que serão utilizados nas ações sociais desenvolvidas durante o ano.

A iniciativa partiu da ideia de promover a interação entre os universitários, tanto veteranos, quanto calouros de maneira sadia, conforme explica a coordenadora de Odontologia, Camila Estarópoli Ramos Zeuli. “É uma forma de prevenir os estudantes de possíveis desconfortos como no que acontece em outros trotes que são proibidos e, ao mesmo tempo, contribuir com a sociedade”, afirma.

A entidade atende estudantes de aproximadamente oito bairros da região da Vila São Braz no contraturno escolar. São realizadas atividades como a escolinha de futebol, aula de dança, oficina de artesanato, matérias de informações socioeducativas, nas quais as crianças recebem informações para se relacionar com os outros, a convivência em casa, em projetos desenvolvidos por uma psicóloga e uma assistente social.

Sara Rosiane Ferreira, responsável pelo Departamento de Comunicação da Casa, menciona que receber os acadêmicos de Odontologia é excelente, pois muitos não têm acesso a informações sobre saúde bucal. “Alguns nunca foram ao dentista, outros têm algumas doenças que não são tratadas. Quando vem essa ação voluntária, que parte de profissionais para nos atender é gratificante, além de que as crianças se divertem”, cita.

A colaboradora da entidade ressalta que, para as crianças, além de receber a escovação e orientações de saúde, é importante o “contato com pessoas que estão fora da realidade delas”. “Elas convivem com as pessoas do bairro, muitos não vão ao centro, não têm a oportunidade de entrar em uma universidade, conhecer alguns profissionais e, quando recebem visitas como essa, é uma novidade. As crianças se divertem, aprendem a se relacionar e a respeitar as pessoas e as diferenças, isso que tentamos ensiná-los aqui”, destaca Sara Ferreira.

Serviço

Quem tiver interesse em contribuir com a Casa Criança Feliz, pode entrar em contato pelo telefone: (67) 3424-4673 ou e-mail: ccfelizd@gmail.com. Donativos também podem ser entregues diretamente no local, que fica na rua Ramão Ozório, 535, Vila São Braz, em Dourados.