Palestras na abertura da Jornada de Perícia Forense discutem temas da área jurídica

As exposições aconteceram no Salão de Eventos da UNIGRAN

Cerca de mil pessoas assistiram a abertura da “1ª Jornada de Perícia Forense: Atuação Interdisciplinar na Investigação Criminal”. Estiveram presentes como ouvintes estudantes de várias universidades de Dourados e região, professores e profissionais de áreas afins. O evento foi organizado em conjunto pelas coordenações dos cursos de Direito, Odontologia, Biomedicina, Radiologia e Psicologia da UNIGRAN.

Após a abertura oficial declarada pela Reitora da Instituição Rosa Maria D’Amato De Déa, os palestrantes se organizaram em formato de mesa redonda mediada pelo Diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, Renato de Aguiar Lima Pereira. Cada orador dispôs de um tempo para exposição de algumas ideias, em seguida a discussão se estendeu às questões formuladas pela plateia.

Samya Soler Gebara, do Núcleo Regional de Criminalística de Dourados, iniciou as atividades compartilhando experiências. A perita criminal apresentou casos de homicídios que ocorreram nos últimos anos em municípios como Dourados, Caarapó e Nova Andradina.

“Cabe ao perito julgar e decidir quais são as provas relevantes para que o caso seja solucionado, com o objetivo de determinar a dinâmica e a autoria. Aí está o fator determinante do nosso trabalho: a qualidade das provas materializadas em local de crime”, explica Gebara, chamando atenção para a necessidade de preservar e conservar estes ambientes.

Por fim, coube ao promotor de Justiça, João Linhares Júnior, e ao juiz titular da 8ª Vara Cível de Dourados, Rubens Witzel Filho, discutir sobre a importância da perícia criminal tanto na perspectiva do Ministério Público, quanto na visão do juiz encarregado de avaliar as provas apresentadas nos autos.

“Deflagrada a ação penal pelo Ministério Público haverá necessariamente um acusado que goza do direito à presunção da inocência até que haja a sua culpa formada judicialmente, a pessoa é considerada inocente”, explica João Linhares Júnior.