Abertura da 1ª Jornada de Perícia Forense acontece nesta quinta-feira

A UNIGRAN inicia as atividades da 1ª Jornada de Perícia Forense com palestras sobre temas direcionados ao setor jurídico e processual da perícia nesta quinta-feira, 30. Após o credenciamento às 18h, Samya Soler Gebara inicia as discussões a partir de sua experiência enquanto perita criminal do Núcleo Regional de Criminalística de Dourados, para tratar o tema “Perícia em local de crime”.

Ainda participam da abertura, João Linhares Júnior, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Dourados com o tema “Laudos periciais: visão do Ministério Público” e Rubens Witzel Filho, titular da 8ª Vara Cível de Dourados, abordando também o tema dos laudos periciais, mas a partir da perspectiva do Juiz Criminal.

A Perícia Forense é uma atividade que envolve a utilização de técnicas de coleta e análises de vestígios criminais, com um suporte científico indispensável para a interpretação desses dados, podendo ajudar na elucidação de crimes. O objetivo da Jornada de Perícia Forense da UNIGRAN é mostrar aos estudantes de diversos campos do saber as possibilidades oferecidas por essa profissão.

O professor da UNIGRAN e perito médico legista, Guido Vieira Gomes, idealizou a Jornada cujo tema é novidade em Dourados e região. Para ele, um dos aspectos mais importantes do trabalho de perícia é a atuação em equipe de profissionais de diferentes áreas como o Direito, a Odontologia, a Biomedicina, a Radiologia, as Ciências Biológicas, a Psicologia, a Química e Medicina.

Guido ministrará palestra na abertura sobre “Perícia no cadáver”. “O público pode esperar que destes evento palestras de pessoas que estão envolvidas de maneira prática e que vão tentar transmitir a importância desta integração, com intuito de estimular os estudantes a pensarem em atuar nesta área”, ressalta Gomes, que também atua como chefe do Núcleo Regional de Medicina Legal de Dourados.

Entre os palestrantes dos outros dias estão Francis Safran, do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), para abordar sobre “Atualização da pesquisa de DNA nas investigações criminais”. Também palestram Camila Pauluzi Justino Golineli, do Ialf, e Caroline Nogueira Rodrigues, chefe do Núcleo Regional de Análises Laboratoriais Forenses. Elas realizam oficina de “Toxicologia Forense” no dia 1º de abril.

A Jornada ainda conta a participação do diretor da Faculdade de Direito, Renato de Aguiar Lima Pereira, a coordenadora do curso de Psicologia, Ticiana Araujo da Silva, o professor de Psicologia e psicólogo do Ministério Público, Marcos Roberto de Carvalho, o docente do curso de Odontologia, Átila Nunes Calumby e o professor do curso de Direito, Leandro Corrêa Barboza.

Mais informações sobre a programação e as inscrições podem ser acessadas por meio do site: www.unigran.br/jornadaforense ou pelo telefone (67) 3411-4136.