UNIGRAN firma convênio com Polícia Federal em Dourados

O Projeto Operação Saúde visa qualidade de vida de servidores

A assinatura do convênio foi realizada na sede da Delegacia de Polícia Federal em Dourados

A UNIGRAN firmou, na última quarta-feira, 22, uma parceria com a Delegacia de Polícia Federal em Dourados: o Projeto Operação Saúde. Todas as semanas os colaboradores da PF receberão acadêmicos, juntamente com o professor supervisor, para atividades voltadas à saúde do trabalhador, como ginástica laboral, atendimento de Psicologia Organizacional e exames no Laboratório de Análises Clínicas de Biomedicina.

A Polícia Federal é um dos mais importantes órgãos de segurança pública do país. O chefe da Delegacia, Nivaldo Lopes da Silva, salienta que a parceria firmada pode ajudar a evitar doenças. “Felizmente conseguimos concretizar esse convênio que é de extrema importância, pois atenderá as necessidades do nosso efetivo. A nossa atividade é muito estressante, começamos um projeto que vai nos ajudar muito”, comemora.

O curso de Fisioterapia prestará assistência à saúde dos trabalhadores através do estágio de Atenção Primária. Os acadêmicos vão oferecer, uma vez por semana, ginástica laboral, alongamento e orientações gerais sobre postura e saúde. A coordenadora Simone Nihues explica que o objetivo é a prevenção de doenças provocadas pela má postura da coluna e movimentos repetitivos, muito comuns em funções administrativas.

“De imediato, por meio desse projeto podemos prevenir doenças laborais como LER e DORT, doenças ocupacionais, orientações sobre ergonomia, além de uma interação entre os próprios profissionais”, pontua a coordenadora.

Ao que tange a área da Psicologia Organizacional, os colaboradores da PF vão participar de trabalhos interventivos no processo grupal, além de palestras e encaminhamentos específicos ao Núcleo de Psicologia. “É uma parceria almejada há muito tempo. Havia o interesse de ambas as partes. Nós e os alunos estamos felizes em poder trabalhar nessa parceria”, conta a coordenadora do curso de Psicologia, Ticiana Araujo da Silva.

Para Reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D′′Amato De Déa, o Projeto vem ao encontro do propósito da Instituição. “É sempre muito gratificante quando podemos servir a comunidade com os nossos cursos nas atividades de extensão, não só pelo fato de dar oportunidade aos alunos praticarem os ensinamentos, mas também contribuir com um órgão tão imprescindível ao nosso país”, ressalta.

Além da atenção à saúde dos servidores, o convênio firmado entre a Polícia Federal e a UNIGRAN se estende ao atendimento dos animais da PF na Clínica Veterinária da Instituição.