Semana Acadêmica de Mecânica da UNIGRAN leva experiência profissional aos futuros engenheiros

Ricardo Imamura ministra palestra sobre Engenharia Legal: Perícias Judiciais

A graduação é considerada o período mais importante na formação de qualquer profissional. Porém, a interação com a prática permanece como um desafio a ser enfrentado pelas instituições de ensino superior. Na UNIGRAN, os estudantes de Engenharia Mecânica têm a oportunidade de conhecer os diferentes campos de atuação dessa profissão através de contato direto com engenheiros experientes e nacionalmente reconhecidos.

A 3ª Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica teve início na segunda-feira, 13, com a proposta de aproximar conhecimentos do setor industrial com as perspectivas de mercado de trabalho dos futuros engenheiros. Com este intuito, foram apresentadas aos acadêmicos, durante a abertura, as principais entidades de classe dos engenheiros.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul – CREA-MS, foi apresentado pelo presidente Dirson Artur Freitag, seguido por Marco Aurélio C. Braga, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos de Mato Grosso do Sul – ABMEC-MS.

Também esteve presente na mesa de abertura o diretor da Faculdade de Ciências Exatas, Rubens Di Dio, o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UNIGRAN, Guilherme Rangel, além do acadêmico do 5º semestre, Pedro Henrique Gomes.
A principal palestra da noite foi ministrada pelo engenheiro civil e atualmente perito judicial no Fórum da Fazenda em São Paulo, Ricardo Imamura, com o tema “Engenharia Legal: Perícias Judiciais”. Para o experiente engenheiro, este é um campo amplo e complexo por envolver diferentes campos do conhecimento.

“Tem que ter uma experiência para atuar. É difícil conseguir sair da universidade trabalhando como perito judicial, a não ser que tenha algum profissional mais experiente orientando, já que é uma área que envolve Engenharia e Direito. Trata-se de um tipo de atividade muito específica que requer principalmente experiência”, ressalta Imamura que trabalha nesta área há quase 40 anos.

Além das palestras de abertura, o evento aborda as seguintes temáticas durante a semana: “Introdução ao plano Rigging”, “Minicurso CNC”, “Usinagem com Economia”, “Qualificação de Soldadores”, “Introdução ao PCN”, “Detecção de falhas Técnicas Preditivas”, “Minicurso Introdução Lubrificação Industrial”, “Detecção de falhas por Inteligência Artificial” e “Inspeção de Equipamentos”.