Aula Magna debate “Desafios e Perspectivas para a Psicologia no Séc. XXI”

Psicólogo Fernando Faleiros ministra palestra em Aula Magna na UNIGRAN

Os acadêmicos de Psicologia da UNIGRAN foram recepcionados em uma Aula Magna sob o tema “Desafios e Perspectivas para a Psicologia no Séc. XXI”. O evento expôs aos estudantes questões éticas a respeito da prática profissional e contou com a presença do psicólogo Fernando Faleiros para ministrar a palestra.

Durante a Aula foram abordadas as perspectivas do campo profissional neste novo século. A coordenadora do curso, Ticiana Araujo da Silva, afirma que se apresenta uma nova configuração, “os sujeitos humanos não são os mesmos, principalmente depois da era tecnológica, então houve uma grande mudança e a Psicologia precisa acompanhar”.

A coordenadora ressalta que “onde a tecnologia tomou conta, onde os sujeitos se tornaram sujeitos líquidos, como diz o filósofo Zygmunt Bauman, que não se envolvem com nada, a Psicologia é inserida para entender essas novas configurações, tanto sociais, familiares, quanto subjetivas de cada um”.

O palestrante Fernando Faleiros apresentou pontos que ainda precisam se desenvolver na profissão, possibilidade de novas atuações e caminhos que a Psicologia poderá seguir daqui para frente. “Temos estruturas para atuar hoje com as tecnologias da informação e comunicação, mas de que forma podemos expandir isso? O cuidado ético, a necessidade de pesquisa para fundamentar esse desenvolvimento, são coisas que precisamos apontar aqui”, revela.

Fernando, que também é professor, destaca a importância de levantar a questão do compromisso ético-político da profissão, a relação com a sociedade, respeitar os preceitos dos Direitos Humanos. “A Psicologia tenta trabalhar como uma mantenedora do processo democrático, igualitário, do processo de salvaguardar os Direitos Humanos”, assegura.