Pesquisa de Nutrição da UNIGRAN será publicada em revista nacional

Artigo de egressas e professoras aborda práticas de manipulação no comércio ambulante de alimentos

Pesquisa avalia boas práticas na manipulação de alimentos

A pesquisa acadêmica “Boas Práticas de Manipulação no Comércio Ambulante de Alimentos em um Campus Universitário da Grande Dourados”, de autoria da professora do curso de Nutrição da UNIGRAN, Patricia Cintra, e da egressa Edvânia Maria Góis, foi aprovada para publicação na Revista Higiene Alimentar. O trabalho ainda contou com a colaboração da professora Danielly Moreira e da ex-aluna Marina Brunharo.

A produção científica foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da nutricionista Edvânia. A pesquisa de campo avaliou as condições de higiene dos estabelecimentos de comercialização de alimentos, tanto com relação à higiene dos ambulantes, quanto do preparo e da manipulação dos alimentos vendidos no campus da UNIGRAN.

Edvânia Maria Góis formou-se em 2013 pela Instituição e conta que, como parte dos acadêmicos fazem as refeições nestes estabelecimentos, viu-se a necessidade de produzir um trabalho que mostrasse a qualidade das refeições. “Quando falamos de alimentação, temos a preocupação de que ela seja não somente saborosa e nos sacie, mas que também seja com qualidade higiênico-sanitária”, menciona.

A nutricionista acredita que, com a publicação, o artigo poderá contribuir como incentivo à realização de novas pesquisas sobre o tema. “O sentimento de ter o trabalho publicado nesta revista é de gratidão! Principalmente por ser um trabalho de utilidade pública, reconhecido em uma revista de alimentação tão conceituada e de levar informações não somente aos acadêmicos, mas à população em geral”, comemora.

O artigo é inédito, conforme a orientadora da pesquisa Patricia Cintra. Segundo a professora, faltam dados sobre boas práticas de fabricação em comércio ambulante no meio científico e não há trabalhos que abordem essa temática no estado. “Para quem estuda a área de Unidade de Alimentação e Nutrição, o artigo é recheado de dados relevantes sobre manipuladores de alimentos”, destaca.

A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica que está em circulação desde 1982 em todo território nacional, sendo avaliada com a nota B5 na qualificação de 2015 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. “Essa nota significa que a revista é confiável e bem aceita no meio científico. Os artigos que são publicados passam por um rigoroso critério assinado por especialistas”, relata Cintra.

Patricia destaca que ter o artigo publicado nesta Revista é um sentimento de dever cumprido. “O sentimento como professora é que não podemos desistir de fazer pesquisa, mesmo que seja um campo moroso e árduo”, ressalta.

O artigo será publicado na edição dos meses de março e abril de 2017. A Biblioteca da UNIGRAN faz a assinatura da Revista Higiene Alimentar e disponibiliza exemplares para consulta.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC