Engenharias na UNIGRAN têm melhor infraestrutura do Centro-Oeste

Instituição lança área exclusiva para Civil e Mecânica com Núcleo Tecnológico

Cantão do Bosque, com 9,5 hectares e dentro da cidade, é nova área da UNIGRAN

A UNIGRAN lança em 2017 a nova área das Engenharias Civil e Mecânica, que contempla um bloco com todos os laboratórios dos cursos e salas de aula. O prédio possui mais de 3 mil metros quadrados construídos e está localizado no Cantão do Bosque, área com 9,5 hectares, dentro da cidade, que abriga diversos projetos e o Núcleo Tecnológico.

O complexo atende as necessidades dos acadêmicos para as aulas teóricas e práticas. Os laboratórios de hidráulica, instalações elétricas, solo, concreto, geologia, materiais, asfalto, metal-mecânica, automação e instrumentação, fenômenos de transporte e soldagem estão reunidos no espaço.

O diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Agrárias da UNIGRAN, Rubens Di Dio, garante que, com esta nova área, “a Instituição possui os melhores laboratórios na região, quiçá no Centro-Oeste”. Di Dio explica que a metodologia que será aplicada vem ao encontro do anseio da formação profissional de qualidade, pois agora reúne os laboratórios no mesmo ambiente.

Os cursos de Engenharia devem ser dinâmicos e acompanhar a evolução, conforme o diretor. “Desde o início da implantação dos cursos tínhamos a ideia de que o aluno tem que estar com a teoria aliada à prática. Este é um passo gigantesco para a região, inclusive faz com que o estudante, literalmente, coloque a mão em massas de concreto, de asfalto, etc”, menciona Rubens Di Dio.

Núcleo Tecnológico UNIGRAN

Há 11 meses, a UNIGRAN implantou o Núcleo Tecnológico para oferecer ao mercado de engenharia, os serviços de consultoria e fiscalização em obras de concreto, solo e asfalto, controle tecnológico dos materiais utilizados e monitoramentos de rodovias. O NTU já atendeu cerca de 20 clientes e é o único prestador desse tipo de serviço na região.

Com a consultoria e fiscalização, o gerente do NTU, Elson Luiz da Silva, explica que é oferecido o acompanhamento dos serviços e a verificação dos processos executivos de cada etapa da obra. “Realizamos a elaboração, implantação e monitoramento de planos de qualidade, além do acompanhamento periódico dos serviços por profissionais capacitados e treinados”, ressalta.
No controle tecnológico são colhidas amostras de solo, asfalto e concreto, que são encaminhadas para os laboratórios e, através de uma série de ensaios, são determinadas as características do material, conforme a solicitação do cliente.

“Estamos tentando implantar uma terceira vertente, um pouco mais complexa pelo tamanho do serviço e equipamentos utilizados, que é a parte de monitorização de rodovias, serviço obrigatório para as concessões, ou seja, produzir esses estudos e apresentar ao órgão competente”, destaca o gerente.

Elson Luiz da Silva lembra que a ideia é trazer o acadêmico para conhecer o processo e ir se adaptando com a atuação profissional. “Outra questão essencial é participar de uma obra e colaborar para que aquilo realmente saia com qualidade. Os equipamentos são excelentes, todos novos, aferidos e calibrados, o que é muito importante, pois nos dá credibilidade e idoneidade nos resultados” assegura.