Acadêmicos apresentam projetos de UPAs para Dourados

Além do lado arquitetônico, maquetes tiveram planos complementares para atender a necessidade do município

Os acadêmicos do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN apresentaram maquetes de Unidades de Pronto Atendimento – UPAs. Os trabalhos para o setor da saúde, além do lado arquitetônico, tiveram planos complementares, sob a orientação das professoras Rosane Lima e Liliana Lima.

O estudante Yuri Machado de Carvalho afirma que a proposta é atender e entender a real necessidade de Dourados neste quesito. No caso do grupo dele, a maquete foi realizada pensando na população e na localidade. Ele explica que seria em frente ao Hospital Universitário, com uma identidade voltada a ambientes que “conversam entre si”, evitando barulhos, interrupções nos atendimentos, contato entre atendidos e internados.

Como futuro profissional, Carvalho avalia: “um norte para o desenvolvimento, pois é um projeto grande, seria visto publicamente, faz com que já tenhamos uma parte mais logística do projeto, aprender as partes mais técnicas em si e mais bagagem”.

A professora Liliana explica que esse trabalho passa de uma linguagem gráfica, para o 3D, ou seja, para maquete. “Não é só a volumetria, ela vai te mostrar os fluxos de pessoas, equipamentos, acessos, escadas, elevador, água, esgoto, entre outros”, lembra. Liliane relata que isso significa “casar” o projeto arquitetônico com o estrutural, hidrossanitário e o elétrico.

Além disso, o tema foi escolhido por ser também uma edificação maior e para o entendimento de uma construção coletiva. Por fim, aos acadêmicos cabe aprender, segundo a professora e arquiteta, que deve sair com uma formação ampla, não só sabendo fazer projetos para residências, mas para todos os demais segmentos.