Workshop melhora habilidade de futuros engenheiros em simulação de problemas

Uma oportunidade de melhorar um produto, aperfeiçoar, tornar ele mais econômico por meio de um software

Acadêmicos participam de Workshop com o engenheiro de aplicação no escritório da COMSOL no Brasil, Luís Pereira

O curso de Engenharia Mecânica realizou o 1º Workshop Introdução ao COMSOL Multiphysics Software. Segundo o coordenador, Guilherme Rangel de Lima, essa atividade é uma vertente básica para o futuro engenheiro como uma base para a formação de projetos.

Lima lembra que esse não é o único software disponível, mas tem um banco de ferramentas extenso, sendo melhor para o acadêmico. Ele explica que essa é uma introdução à uma disciplina mais avançada.

Acadêmicos de todas as instituições puderam se inscrever e participar do curso gratuitamente. A ideia foi a de que eles aperfeiçoassem suas habilidades em simulações multifísicas, conhecendo os recursos, o fluxo de trabalho do software e aprendendo através de um exercício prático guiado. Ao final, puderam trabalhar em suas próprias aplicações, usando uma licença de avaliação gratuita do COMSOL, válidas por 21 dias.

O engenheiro de aplicação e vendas no escritório da COMSOL no Brasil, Luís Pereira, explica que funciona praticamente como se fosse um laboratório virtual, no qual se constrói um experimento ou equipamento, um sistema no computador e simula para ver como ele vai se comportar, abrangendo as mais diversas áreas, como mecânica estrutural ao eletromagnetismo. Ele cita como exemplos de otimização de processos em eletrodomésticos, aeronaves, automóveis, até a preparação de um simples chocolate.

De acordo com o engenheiro, o primeiro diferencial – inovador – é que isso pode resolver diversos problemas. O segundo é que, por meio desse trabalho, pode transformar um aplicativo até mesmo para pessoas que não são conhecedoras dos assuntos de engenharia ou física.

Para Pereira, toda empresa que tenha área de pesquisa e desenvolvimento já utiliza a simulação, por isso a importância profissional. "Uma vez que se entende melhor como funciona, uma informação mais detalhada, há a oportunidade de melhorar o produto, aperfeiçoar, tornar ele mais econômico. Isso sim é uma justificativa boa para usá-lo", finaliza.