Atividade externa proporciona momentos de descontração a pacientes do Grupo de Parkinson

Grupo de Parkinson realiza atividade ao ar livre no Parque dos Ipês

Os pacientes do Grupo de Parkinson, parceria da UNIGRAN e HU/UFGD, participaram de uma atividade diferente essa semana: fizeram exercícios, alongamento e uma caminhada ao ar livre, no Parque dos Ipês. O projeto conta com uma equipe multiprofissional, profissionais e estudantes das áreas de Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Nutrição, para atender cerca de 15 pessoas com a Doença de Parkinson.

Toda semana, os pacientes frequentam a Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN e, esta atividade externa foi proposta pela professora Angela Cristina Lima, uma das coordenadoras do grupo, com o objetivo de proporcionar aos participantes um momento de descontração.

“Esse passeio com a atividade ao ar livre é um desafio para eles, principalmente pelo fato do contato com outras pessoas, se integrando, pois estão acostumados apenas ficar na Clínica. Fiquei feliz de ver a alegria deles de estarem aqui, pela limitação de função que normalmente eles têm, vimos que eles conseguem participar de ações como essa”, comemora a professora.

O paciente Mauro Silva tem Parkinson desde 2011 e, em 2014, começou a participar do Grupo. “Para mim é muito bom participar, pela união das pessoas que têm o mesmo problema, a gente se sente bem. E hoje, fazendo exercícios diferentes, foi a melhor coisa que fizeram para nós, eu me sinto muito bem mesmo”, comenta.

Elza Porfirio de Pádua é acompanhante de um dos pacientes que tem a doença há seis anos e, que há dois, participa do Grupo. “Foi muito bom quando começamos ir à Clínica, ajudou muito meu esposo, ele melhorou, pois era uma pessoa depressiva, que ficava só dentro de casa. Ajuda bastante a gente, quero que continuem com esse trabalho”, menciona.

O curso de Psicologia faz o acompanhamento das atividades, sugerindo para que os pacientes coloquem as experiências, as opiniões, compartilhem as dúvidas e percepções sobre a participação no Grupo, além de falar sobre a doença e dificuldades.

Nesta sexta-feira, 25, os pacientes vão participar de uma Oficina Culinária no Laboratório de Técnica Dietética com os acadêmicos de Nutrição. Eles farão receitas sem grande teor de proteína, conforme a avaliação pela qual foram submetidos no início do projeto.