Artistas douradenses ganham espaço no I Salão de Design Universitário

Evento foi inspirado no Salão Internacional do Móvel de Milão, principal evento do mundo em Design de Interiores

Os ambientes estarão abertos para visitação até sexta, dia 18

Teve abertura nesta quarta-feira, 16, o I Salão de Design Universitário da UNIGRAN, inspirado no Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália. A coordenadora do curso, Silvia Toledo Gomes, trouxe a experiência aos colegas desse que é o principal acontecimento do mundo em Design de Interiores.

Os acadêmicos do 2º e 4º semestres simulam a organização de um evento em exposição de stands e mobiliários feitos por eles. Nessa atividade ganhou espaço artistas de Mato Grosso do Sul, em especial os douradenses. O ambiente em referência ao artista plástico Marlom Beraldo é um exemplo. Nele, tem um piso de espelho no chão, que é uma referência também a Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma. Apesar disso, os estudantes lembram que é importante manter a raiz cultural.

Segundo a estudante Nathieli Takemori, as pessoas precisam enxergar tudo em sua volta. “Essa é uma forma de ter contato com a arte, de olhar para cima também, pois design são 360 graus e não está só na parede”, explica. Para ela, esse momento do curso é edificante e essencial para testar as habilidades. “O que colocamos no papel nem sempre cabe e também tem o trabalho em equipe, para crescimento profissional”, completa.

Para a tatuadora Thais Akemi, uma das homenageadas, foi uma honra participar e ver os colegas mostrando, na prática, o que aprenderam. Segundo ela, foi devido ao estudo de Design que escolheu a profissão atual. “O desenho sempre esteve presente na minha vida, a cor, a natureza, pois é nela que enxergo meu trabalho”, afirma.

A reitora Rosa Maria D′′Amato De Déa lembra que a UNIGRAN tem uma tradição. De acordo com ela, desde o início da história da Instituição os cursos oferecem projetos de extensão, complementados por atividades práticas. “Eles estão sentindo esse peso, vão sair com esse diferencial importante”, afirma. Ela diz ainda que não é preciso ir a grandes centros, como São Paulo, para valorizarmos o local. “É um orgulho para nós. Cultura e decoração do estado presente em muita madeira, verde, têm tantos valores quanto lá”, finaliza.

A apresentação dos espaços segue até o dia 18 no Pátio UNIGRAN, saguão do bloco X.