UNIARTE 2016 inicia na próxima segunda, dia 24

Evento trará para debate criação, mediação e diferenças em ambientes educativos

Acadêmicos de Artes Visuais fazem os preparativos para a UNIARTE 32 anos

Há 32 anos, Dourados e região tem um dos maiores eventos que traz o desenvolvimento da produção artística e cultural de MS: a UNIARTE. Para a edição de 2016, o evento, que ocorre simultaneamente com o XIII Encontro Multidisciplinar de Educação, abordará a temática “Criação, Mediação e Diferenças: sentidos e dilemas em ambientes educativos” entre os dias 24 e 28 de outubro.

Por meio da reflexão crítica, a UNIARTE propõe ações, intercâmbios e inter-relações culturais. Conforme a diretora da Faculdade de Educação, Maria Cláudia Luz Ollé, o evento proporciona o intercâmbio cultural com a comunidade, por meio da realização de atividades integradoras, como conferências, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, workshops, exposições de artes visuais e artesanato, feira de arte popular e étnica, performances, teatro, música e shows culturais.

Sobre a escolha do tema, Cláudia Ollé menciona as várias possibilidades de educar em ambientes distintos. “Não só na escola formal, mas também no espaço informal, ateliês, escolinhas, espaços de igrejas, ONGs e, para que isso aconteça, precisa ter uma mediação por professores capacitados, especializados na área, como um arte-educador, um profissional das artes cênicas, da música, da dança, estamos falando das linguagens artísticas”, garante.

A UNIGRAN completa 40 anos neste mês e a UNIARTE fará uma homenagem cultural aos mantenedores da Instituição, Murilo Zauith e Cecília Zauith. “Essa é uma data bastante significativa para Dourados, Mato Grosso do Sul e principalmente para nós. É louvável a ideia de vanguarda dos nossos mantenedores, na década de 80, abrir um curso onde uma cidade vivia do boi e do pasto, então, abre-se o 1º curso de Artes Visuais do estado. É algo que tem que ser comemorado”, ressalta Cláudia.

A programação conta com ciclo de palestras; mesa temática; minicursos; sessão de comunicação; exposição de banners/painéis; exposição da produção artístico-cultural dos acadêmicos do curso de Artes Visuais; exposições individuais e coletivas de artistas convidados; performances e intervenções, além de um talkshow.

Como em todos os anos as escolas podem participar da Visita Monitorada, em que estudantes visitam a exposição das obras de arte. “A UNIARTE é o único espaço que agrega a arte e a cultura de uma só vez, em uma semana. Recebemos inúmeras escolas, aqui os alunos têm uma interação de várias linguagens artísticas e o nosso público em especial são as crianças, para educarmos eles e termos daqui alguns anos, sentados nos bancos da UNIGRAN, um público sensível, capaz de ter iniciativas, de pensar por si próprio, de tomar decisões e só a arte pode fazer isso”, considera Cláudia Ollé.

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira, 24, às 19h30, no Salão de Eventos da UNIGRAN, com a Homenagem Cultural e o Espetáculo com o Grupo Sampri. Para mais informações, acesse o site www.unigran.br/uniarte ou ligue (67) 3411-4138.