Jornada Acadêmica de Fisioterapia promove debate sobre doenças neurodegenerativas

“Funcionalidade e Evidências Científicas” é o tema da XVI Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIGRAN. O evento, que acontece de 5 a 7 de outubro, contará com palestras e minicursos voltados para estudantes e profissionais da área. Pensando nas sequelas decorrentes da microcefalia, a temática principal será o papel do fisioterapeuta em doenças neurodegenerativas.

Com o objetivo de estimular a busca de conhecimento e atualização, a coordenadora do curso, Simone de Sousa Elias Nihues, explica que a Jornada vai habilitar o corpo discente a conhecer novas técnicas e aprimorar as que já aprendem durante as aulas. “Propomos uma programação com muitos minicursos práticos para promover uma vivência maior. E, este ano, o objetivo principal é estimulá-los a trabalhar com crianças com atraso de desenvolvimento motor”, menciona.

A palestra de abertura é sobre “Evidências e Tomada de Decisão Clínica em Fisioterapia nas Doenças neurodegenerativas”, ministrada por Gustavo Christofolleti. “Com o envelhecimento da população brasileira, aumenta muito o número de doenças degenerativas, vamos abordar a atuação do fisioterapeuta nessas doenças. Teremos minicursos de estimulação precoce, principalmente para crianças com disfunções neurológicas, além de abordarmos a área de ortopedia e terapia manual”, destaca Simone.

Dentre outros assuntos que serão tratados durante a Jornada estão: “Estimulação precoce em crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor decorrente de Microcefalia”, "Anatomia Palmatória Associada à Cinesiologia”, “Noções de Tratamento à Criança com Distúrbio Neurológico”, “Terapia Manual Aplicada à Lombociatalgia” e “Reposicionamento Articular Sustentado”.

A abertura é nesta quarta-feira, às 19h, no anfiteatro do bloco 10. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: fisioterapia@unigran.br ou telefone: (67) 3411-4163.