UNIGRAN é parceira em projeto que atende crianças com microcefalia

Curso de Fisioterapia faz atendimento de pacientes do Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do HU-UFGD

Professora Simone orienta acadêmicas sobre o atendimento às crianças com microcefalia

Os dois primeiros casos de microcefalia em decorrência do zika vírus foram confirmados pelo Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Para garantir atendimento adequado aos bebês que nasçam com microcefalia e outras alteração decorrentes da infecção pelo zika vírus, a Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN firmou parceria com o projeto do HU.

Os casos, um em Dourados (confirmado durante a gestação) e outro em Caarapó (confirmado após o nascimento), foram encaminhados para a Clínica. Segundo a coordenadora de Fisioterapia, Simone de Sousa Elias Nihues, o acompanhamento fisioterapêutico já foi iniciado.

O atendimento envolve estimulação precoce, pois crianças com alterações neurológicas podem ter um atraso de desenvolvimento motor. “Estimulamos para que estes atrasos sejam minimizados. Inicialmente são exercícios simples com as crianças, ensinamos a mãe a realizar em casa, disposição de brinquedos para a criança se interessar através da cor, além do serviço de hidroterapia”, menciona.

Acadêmicos e supervisores realizam os trabalhos cumprindo os protocolos estipulados pelas Diretrizes de Estimulação Precoce para bebês com microcefalia e de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. “Já temos, na estrutura curricular, disciplinas voltadas ao atendimento de crianças com disfunções neurológicas, além dos estágios, tendo assim, todos os requisitos necessários para esses atendimentos”, destaca Simone.

Outra vantagem é que as crianças e os pais podem contar com a equipe multidisciplinar da UNIGRAN. “Todos os projetos que desenvolvemos na Clínica, atendemos de uma maneira mais completa, incluindo atendimento nutricional e psicológico. Nós vamos estender esse atendimento multidisciplinar, lembrando que todos são gratuitos", ressalta a coordenadora.

Para mais informações e orientações sobre o agendamento de consultas no Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do HU-UFGD, as gestantes devem entrar em contato pelo telefone: (67) 3410-3024.

*Com informações do Hospital Universitário