Palestra na Semana Acadêmica de Educação Física fala sobre medicina do esporte

Médico especialista em Medicina Esportiva, Ricardo do Carmo Filho, ministra palestra em Semana de Educação Física

A X Semana Acadêmica de Educação Física da UNIGRAN contou com uma programação diversificada e recebeu cerca de 200 acadêmicos e profissionais da área. Na abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Educação Física CREF 11, Ubiratam Brito de Mello, deu orientações sobre as ações do órgão.

Ainda na abertura, a palestra “Responsabilidade Civil do Profissional da Saúde”, ministrada por Luiz Antonio Stopa, destacou a regulamentação da profissão. “Devemos pautar por um atendimento de qualidade na área da saúde. Integramos, agora, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf e estamos plenamente integrados, trabalhando nos hospitais, nas clínicas”, ressalta.

A questão da responsabilidade civil na Educação Física é uma questão recente, conforme Luiz Stopa. “Tem acontecido recentemente mortes em academias, acidentes em escolas. É um tema bastante novo e que merece ser discutido e divulgado para que o profissional entenda que ele pode ser responsabilizado civilmente e ter que arcar com uma indenização”, menciona.

Durante a Semana, o médico especialista em Medicina Esportiva, Ricardo do Carmo Filho, falou sobre a “Atuação Multiprofissional da Medicina do Esporte: Performance e Composição Corporal”. O palestrante enfatizou a alimentação, como se recupera com uma atividade física, dependendo do objetivo da pessoa.

“O trabalho em conjunto com um profissional de Educação Física, com o nutricionista, é pautado com um único objetivo: sempre cuidar melhor do paciente. Dentre as vantagens, temos a otimização de resultados, consegue-se melhorar a adesão. O nosso trabalho seria o apoio matricial, se ligar tanto à alimentação quanto à atividade física, porque só a atividade física ou só a alimentação não funciona”, garante o médico.

Ricardo do Carmo Filho enfatizou profissional a importância do profissional de Educação Física neste processo para periodizar o conteúdo do planejamento de acordo com a alimentação, com a suplementação e o tipo de modalidade de atividade física. “É essencial, sem o profissional é impossível se obter resultado e a segurança também é muito importante, controlando a intensidade dos exercícios”.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC