Jornada Acadêmica traz para debate o cinema na arquitetura

Jornada Acadêmica mostra relação entre cinema e arquitetura

A 9ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN reuniu acadêmicos e profissionais para palestras, oficinas, dinâmicas e workshops. O evento abordou temáticas como tabela de honorários de serviços, Tríade de Vitruviana, laca para mobiliário – Sayerlack, argamassa e rejunte, planejamento da obra, entre outros.

Um dos temas debatidos na Jornada foi sobre Cinema na Arquitetura – Cinearq, com Lori Crizel. A palestra trouxe uma discussão sobre como a arquitetura é representada em certos filmes. Segundo Lori Crizel, “o cineasta retrata o dia a dia das pessoas, retrata as cidades e, como neste ano o tema é a Arquitetura do Futuro, vimos como o cineasta, com a ajuda dos arquitetos, imagina o futuro. Assistimos um filme que fala sobre 2026, então é como as pessoas imaginavam esse futuro, mostrando como poderia ser a arquitetura”.

Para a arquiteta, o cinema muitas vezes ajuda a entender coisas que em um livro o aluno não entende. “Obras correlatas, por exemplo. Eu sempre sugeri aos alunos, se tem uma coisa para fazer e você não sabe fazer, como uma cozinha, assiste o [filme] ‘Sem Reservas’, porque às vezes é até mais fácil entender como funciona uma cozinha do que necessariamente ler um livro, o cinema complementa muito no aprendizado”, afirma.

Lori Crizel ressalta que o arquiteto tem muito a aprender com o cinema. “São duas áreas muito correlatas. Um dos maiores arquitetos hoje, o Marcio Kogan, é um expoente que todo mundo conhece, tem a dupla formação, é arquiteto e cineasta. Então, essas duas carreiras vão muito juntas”, considera.