Análises Clínicas em Veterinária e Perícia Criminal são opções na Biomedicina

Acadêmicos e profissionais de Biomedicina participam de Jornada Acadêmica na UNIGRAN

Trazendo como temática “O profissional Biomédico e suas áreas de atuações”, a XII Jornada Acadêmica de Biomedicina da UNIGRAN teve como destaque o trabalho do profissional nas análises clínicas em veterinária e perícia criminal, com ênfase em toxicologia forense.

O evento reuniu profissionais e acadêmicos durante três dias de palestras e minicursos. A palestra de abertura foi com Ivo Dias Ferreira, que falou atuação do biomédico na perícia criminal, ressaltando a opção dos concursos públicos. “É um campo bem vasto, existem vários setores dentro da perícia. Por exemplo, acidente de trânsito com vítima, os furtos, o biomédico vai anotar todos os vestígios que encontrar no local. A perícia é uma auxiliar da Justiça”, considera.

Quanto ao mercado de trabalho para esta vertente, Ivo Ferreira destaca que as grandes vantagens são a boa remuneração e a jornada de trabalho que não é diária. “É um serviço maçante e meio que suga o intelecto da pessoa, porque vai se deparar com morte, com pessoas em decomposição, crimes absurdos, gravíssimos, é necessário ter um equilíbrio psicológico para conseguir administrar isso durante a carreira”, menciona.

O biomédico e a análises clínicas em veterinária foi outra temática abordada durante a Jornada Acadêmica. O palestrante Paulo Braz comenta que essa é uma nova abertura para o biomédico trabalhar, que antes era uma competência exclusiva do médico veterinário. “A análises clínicas em veterinária tem se tornado cada vez mais parecida com a em humanos, por conta dos equipamentos que estão cada vez mais modernos e automatizados”, comenta.

O problema, segundo Paulo Braz, é em relação à grande diversidade de animais. “Na veterinária além de ter todos os mamíferos, tem répteis, anfíbios, aves, e cada uma dessas espécies tem uma peculiaridade na análises clínicas. Os equipamentos fornecidos não abrangem todas as espécies, então grande parte desses animais, principalmente em silvestres, ainda são realizados exames manuais”, afirma.