Fisioterapia da UNIGRAN faz orientações a servidores públicos municipais

A coordenadora Simone Nihues ministra palestra para cerca de 180 servidores públicos municipais

O curso de Fisioterapia da UNIGRAN ministrou palestra sobre Ergonomia, cuidados com a coluna, postura e orientações de alongamento para cerca de 180 funcionários públicos efetivos da Prefeitura Municipal. A coordenadora do curso, Simone de Sousa Elias Nihues, acompanhada das acadêmicas, fizeram ainda, atividades práticas com os servidores.

As orientações foram sobre a saúde do trabalhador e em especial o cuidado com a coluna, pois a maioria dos funcionários trabalha na área administrativa. “Como é um trabalho que se fica muito sentado, leva muito ao sedentarismo. Nós mostramos algumas formas de cuidar da coluna, a importância do alongamento e da prática de atividade física para prevenção de doenças ocupacionais”, menciona Simone Nihues.

A professora ressalta que a fisioterapia preza muito a atenção primária ao indivíduo. “Quando chegamos a palestras com a intenção de evitar patologias, evitar que este trabalhador adoeça é muito interessante, além de ser especial porque podemos trazer os acadêmicos para vivenciarem este tipo de atuação do profissional”, destaca.

A proposta partiu da assessora de gabinete da Secretaria de Administração, Marlene Ribeiro, que elaborou um projeto para cursos de formação aos funcionários efetivos. “Sentimos a necessidade de ter esse momento de capacitação e é muito importante também para a saúde do trabalhador”, afirma.

Em outras oportunidades, foram abordados outros temas, como educação financeira, questão de direitos humanos, motivação do trabalho, economias e investimentos. “A UNIGRAN tem contribuído em diversos momentos e temos projetos para outras palestras até o final do ano. E tem dado resultado, como as vagas são limitadas, a participação nas palestras é muito disputada”, garante Marlene Ribeiro.