Professoras da UNIGRAN têm trabalhos aceitos em evento na Universidade do Porto

Nara Sgarbi e Lilia Nantes, docentes da UNIGRAN, vão apresentar as pesquisas em Portugal

As docentes da UNIGRAN, Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi e Lilia Odete Nantes de Oliveira, participarão do Segundo Congresso Internacional de Estudos do Discurso e das Sextas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso, que serão realizados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, no mês de outubro.

Os trabalhos “Racismo (Des)Velado: Releitura a partir da Análise do Discurso”, de autoria das professoras, e “Ressignificações Discursivas sobre a Educação Escolar Indígena”, escrito por Nara Sgarbi, foram aceitos para serem apresentados na modalidade Comunicação do evento.

“É um grande reconhecimento, pois estamos trabalhando com esta questão do preconceito, porque existe uma fronteira entre indígenas e brancos, uma fronteira muda”, comemora Lilia Nantes.

Sobre a pesquisa, Nara Sgarbi explica que foram perceber que, por exemplo, em algumas escolas não indígenas há a questão do racismo desvelado. “Os alunos indígenas estão ali, mas na verdade há meio que um discurso camuflado de que quase não temos indígenas, são vistos, mas não vistos, por isso colocamos o título ‘desvelados’, porque na verdade eles são velados e nós queremos que isto venha à tona”, revela.

De acordo com Nara, este é o maior evento de Análise do Discurso na Europa. “Vamos representar o nosso Mato Grosso do Sul e a nossa Instituição. Ficamos extremamente contentes e é muito gratificante este reconhecimento. A UNIGRAN tem todo um trabalho voltado à comunidade indígena, nós temos nossos acadêmicos, então é muito bacana podermos levar alguma coisa que nós desenvolvemos para a Europa”, celebra a pesquisadora.