Professor fala sobre motivação na aprendizagem em palestra na UNIGRAN

Celso Hirashi Iocohama ministra palestra para professores da UNIGRAN

A competência pedagógica do professor universitário é motivo de reflexão no processo de aprendizagem. Pensando nisso, todo início de semestre letivo, a UNIGRAN realiza para seu corpo docente capacitação visando a melhor qualidade no ensino. Nesta semana, a Instituição recebeu o professor Celso Hirashi Iocohama para a palestra “Motivação na Aprendizagem no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades”.

O palestrante destacou o foco do trabalho do corpo docente, em como aplicar aprendizagem, as práticas, as dificuldades e os desafios a serem enfrentados neste contexto. “A prática no Ensino Superior tem sempre um grande diferencial que é a não formação pedagógica dos professores, e isso, às vezes, precisa de alguns pontos a serem tocados e repensados continuamente”, menciona.

O foco que envolve a forma como o professor lida com o conteúdo e como o prepara, a diferença entre pensar na forma como se organiza a aula e o que vai acontecer efetivamente na vida do aluno, além do relacionamento interpessoal, são situações que afetam diretamente na questão da motivação e da aprendizagem na vida do aluno.

É preciso tomar consciência de algumas posturas e tentar fazer com que elas funcionem, garante, Celso Hirashi. “Às vezes o professor vê o processo dele como alguém que prepara um bom conteúdo, e isso fecha a ideia de aprendizagem. A aprendizagem vai começar em um processo posterior. O foco de pensar na ação discente é fundamental e acaba tendo na prática”, afirma.

A reflexão que o professor deve fazer, segundo Iocohama, é “Qual é o meu modelo de atuação?”. “O processo de aprendizagem precisa ter esta constante revisão do professor e começar a despertar para algumas coisas. Às vezes funciona tudo muito bem e às vezes não funciona. Quando não funciona que é o ponto que temos que pensar no que precisamos melhorar”, avalia.