Assistência de Enfermagem foi tema de Jornada Acadêmica na UNIGRAN

Acadêmicos e profissionais de Enfermagem participam de Jornada Acadêmica

A 5ª Jornada Acadêmica de Enfermagem contou com a participação de acadêmicos e profissionais da região. O evento teve os minicursos “Assistência de Enfermagem ao paciente oncológico”, ministrado pela enfermeira Idalina Ferrari e “Sistematização da Assistência de Enfermagem”, com a enfermeira Viviane Carrasco.

Idalina Cristina Ferrari falou sobre a importância da equipe dos profissionais de saúde e a assistência segura para o paciente e sua família. “Temos a portaria que rege sobre segurança do paciente e o profissional precisa pensar na forma segura da administração dos quimioterápicos, que envolve todos os profissionais da saúde”, menciona.

A assistência oncológica é um tema muito novo, segundo Idalina. A enfermeira destaca que o enfermeiro precisa estar muito bem preparado e capacitado. “O paciente oncológico requer uma série de cuidados da clínica médica, da clinica cirúrgica e da alta complexidade. Os principais desafios são o comprometimento e a atitude do profissional de sempre ter o acolhimento, o amor que pode passar para a família”, considera.

No minicurso “Sistematização da Assistência de Enfermagem”, a enfermeira Viviane Carrasco abordou os aspectos da organização profissional do cuidar. “É muito importante que um aluno aprenda quais são as etapas desse processo de Enfermagem para conduzir a assistência em qualquer lugar de atuação, como laboratório, hospital, clínica ou saúde pública”, comenta.