Atribuições clínicas e prescrição farmacêutica são temas de Jornada Acadêmica

Assessor da presidência do CFF, Tarcísio Palhano, ministra palestra no Salão de Eventos da UNIGRAN

A XI Jornada Acadêmica do curso de Farmácia da UNIGRAN trouxe para debate neste ano o tema “Farmácia: Estabelecimento de Saúde”. O evento contou com a participação de acadêmicos e profissionais para palestras e minicursos.

Para a abertura, foi o convidado o farmacêutico-bioquímico, Tarcísio José Palhano, que falou sobre “Prescrição Farmacêutica”. Tarciso é assessor da presidência do Conselho Federal de Farmácia – CFF e citou duas resoluções importantes para a área, que regulamentam as atribuições clínicas dos farmacêuticos e que regula a prescrição farmacêutica.

“O farmacêutico é, antes de mais nada, um profissional da saúde. Mudaram as demandas de sociedade, as necessidades de saúde e a formação do farmacêutico. Tudo isso fez com o que o CFF se preocupasse em regulamentar essas duas resoluções em 2013 e isso já tem proporcionado excelentes resultados, porque o farmacêutico já tem se colocado como um profissional da saúde”, afirma Tarcísio Palhano.

O palestrante mencionou o contato do profissional com o paciente, para orientar e dizer como tomar os medicamentos adequadamente, como conservá-los, com o que pode tomar, a questão da alimentação. “Tudo isso pode ter influências e repercutir em um resultado da terapia para fazer orientações de saúde”, ressalta.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia – CRF/MS, Kelle de Cássia Luz Slavec, esteve no evento e destacou décadas de luta pelo reconhecimento e valorização do profissional. “Hoje vemos que o farmacêutico está vivendo um novo e ótimo momento, tanto da parte clínica, como da prescrição, quanto da residência, que antes era muito distante. Precisamos nos atentar à postura ética do profissional, ter a responsabilidade e o cuidado de não ultrapassar os limites da nossa profissão”, analisa.

Durante a Jornada, outros temas foram trabalhados, como hipertensão arterial sistêmica com uma análise farmacológica, desenvolvimento de maquiagens cosméticas, serviços de farmácia clínica na prefeitura de Campo Grande, além da mesa redonda sobre as áreas de atuação do farmacêutico e apresentação de trabalhos científicos.