Saúde bucal e teatro, aprendendo com a arte

Acadêmicos de Odonto ensinam a cuidar dos dentes e do corpo por meio do lúdico [Foto: Assessoria Imaculada]

O Brasil está entre os países com baixa incidência de cárie, segundo a Organização Mundial de Saúde. O número de crianças brasileiras de até 12 anos livre de cáries subiu de 32% em 2003 para 44% em 2010, de acordo com a última pesquisa Nacional de Saúde Bucal, publicada no Blog do Ministério da Saúde em 2015. O programa Brasil Sorridente, criado há onze anos, foi implementado para garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. Mas, é preciso que todas as famílias estejam atentas para a importância da prevenção. Nesse sentido, acadêmicos do curso de Odontologia da Unigran realizaram, na semana passada, uma apresentação teatral aos alunos da Educação Infantil justamente enfocando a importância da higiene pessoal e bucal.

Por meio do lúdico, as crianças receberam orientações sobre escovação, a importância das visitas regulares ao dentista, higiene pessoal e ainda cantaram e se divertiram com as aventuras dos personagens criados por acadêmicos do primeiro semestre na disciplina de Introdução à Odontologia. "É o primeiro contato desses acadêmicos com a parte odontológica,, Por mais que se fale em escovar os dentes, há técnicas adequadas para cada idade, maneiras de se tratar cada idade também. Assim, a peça é uma forma deles aprenderem a transmitir a importância da saúde bucal", diz a coordenadora do curso, Heloísa Fuzi.

A interação com os personagens aconteceu de forma natural. A cada pergunta sobre cuidados com a higiene, a resposta vinham em coro e os olhinhos brilhavam acompanhando tudo. "Eu já engoli um fio dental", arriscou o pequeno Lucas Fabris Coimbra, observação que rendeu muitas risadas dos acadêmicos pela naturalidade própria das crianças.

Além de ensinar, os acadêmicos também aprenderam. Para Jéssica Fernandes Sena, essa foi uma grande oportunidade de aprendizagem. "Isso está me dando experiência de como interagir com as crianças estando no consultório. O dentista representa medo, é tudo muito assustador para elas e percebi que basta mostrar que somos amigos, que não somos diferentes de outras profissões, como seus professores, por exemplo, que estamos ali para ajudá-los", o que ela considera como essencial no contato com os pequenos pacientes.

A peça reforçou o projeto interdisciplinar que já existe na Educação Infantil. Regularmente os alunos recebem orientações de escovação e a praticam, visitam uma clínica odontológica e aprendem, em sala e na prática, a importância dos cuidados com a higiene pessoal e bucal. [Assessoria Imaculada]