Auditores fiscais do Ministério do Trabalho ministram palestra na UNIGRAN

Acadêmicos dos cursos semipresenciais recebem palestra de auditores fiscais do MTE

Os acadêmicos dos cursos semipresenciais de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Logística da UNIGRAN receberam uma palestra com auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego. O tema debatido foi: “As atribuições do MTE: qual a Importância e a aplicabilidade do eSocial na área trabalhista”.

Foram convidados os auditores Douglas Ferreira Santos, Carlos Alberto Sfeir e João Paulo Ferreira Machado. A proposta do evento, segundo o professor Henrique Reges Junior, foi de apresentar aos estudantes as aptidões e ações do MTE, além de falar sobre o eSocial, que é um sistema de coleta das informações para fins trabalhistas, previdenciários e de apuração de tributos e do FGTS.

“A intenção foi mostrar para os futuros profissionais a importância do trabalho cotidiano, a parte documentacional, o que faz com que a empresa consiga gerir a parte trabalhista de forma correta e sobre o E-social, que é uma área nova que ainda há muitas dúvidas em relação à sua aplicabilidade”, menciona o professor Henrique.

O auditor fiscal Douglas Ferreira Santos destacou as fiscalizações que o MTE faz nas empresas quanto às normas regulamentadoras, a inserção de aprendizes e de pessoas com deficiência no mercado, o trabalho infantil, além do trabalho escravo que ainda é encontrado no Mato Grosso do Sul.

“A nossa atuação tem um lado muito social também. A gente se difere um pouco das outras carreiras de fiscalização porque não é primordialmente arrecadatório, tem uma área muito social, forte na área de segurança e saúde”, comenta.

Douglas Santos ressalta que, hoje em dia, ainda há muitos acidentes de trabalho na região da Grande Dourados e no estado. “A nossa principal atuação hoje é no sentido de evitar que esses acidentes aconteçam, como forma de prevenção de acidentes no ambiente das empresas, principalmente da indústria e da construção civil”, assegura.