Jornada Acadêmica na UNIGRAN debate Psicologia e Sociedade

O médico psiquiatra Luiz Salvador Miranda Sá Junior fala sobre diagnóstico Psiquiátrico na UNIGRAN

Sob o tema “Psicologia e Sociedade: a formação, a atuação e as contribuições sociais da profissão”, a XIV Jornada Acadêmica e IV Mostra Científica do curso de Psicologia da UNIGRAN trouxe profissionais renomados para debater o assunto. O evento contou com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.

Dentre as temáticas apresentadas na Jornada foram trabalhadas: “Contribuições da Psicologia para a Sociedade: História da Psicologia”; “Psicanálise em situações sociais críticas: a supervisão na formação do analista e em contextos ampliados”; “Contextualização do Sistema Único de Assistência Social: um olhar para o Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes”; “Habilidades básicas do Terapeuta na clínica comportamental” e “A adolescência nas perspectivas sócio-histórica e psicanalítica”.

Um dos destaques do evento foi a palestra do médico psiquiatra Luiz Salvador Miranda Sá Junior, que falou sobre “O diagnóstico Psiquiátrico. Ontem e hoje. E amanhã?” . O palestrante contou um pouco da história do diagnóstico psiquiátrico e fez uma crítica ao sistema que está sendo usado atualmente.

“Vemos que, na verdade, hoje em dia não é para tratar doente, é para agradar aos farmacêuticos. No diagnóstico psiquiátrico nós sempre diagnosticamos doenças, agora estamos diagnosticando só sintomas, e você pode imaginar, o sintoma é só a aparência da doença. Eu vou dizer uma frase e você completa: as aparências... [enganam]. E isso é uma estupidez”, analisa.

Na palestra “A extensão e a compreensão da psicanálise pura e aplicada: com quem fala a psicanálise hoje em dia, e quem fala com ela?”, o professor e colunista da Revista Cult, Ricardo Goldenberg, fez a relação e as diferenças entre a psicologia, psicoterapia e psicanálise.