Grande espetáculo marca abertura da XXII Oligran

Abertura da Oligran trouxe um show de apresentações culturais

A cerimônia de abertura da XXII Olimpíada Interna da UNIGRAN – Oligran 2016 trouxe um show de apresentações culturais, desfile das delegações, acendimento da tocha olímpica, participação do Grupo Ginasloucos, além do Concurso Garoto e Garota UNIGRAN. Nesta edição, os vencedores do concurso Garoto e Garota Oligran foram os acadêmicos Felipe Alencar, do Direito Noturno e Ana Flávia Fachi, do curso de Educação Física Noturno.

A 22ª edição teve o fogo simbólico transportado pelo atleta Rocleiton Ribeiro Flores, consagrado recentemente como vice-campeão mundial de arremesso de lança, nos Jogos Mundiais Indígenas, em Palmas (TO). Para fazer o juramento, foi convidado o atleta Victor Fernandes Neto Isoton, campeão brasileiro de judô. O evento contou também com a apresentação da bateria da Atlética da Engenharia Civil.

Os acadêmicos de Educação Física, sob a coordenação da professora de Ginástica Rítmica, Vivian Iwamoto, apresentaram diversas coreografias representando os continentes. A Oceania foi contemplada com a dança típica da Nova Zelândia, chamada Haka, dos Povos Maori. Já o Continente Europeu foi representado pela dança folclórica italiana, a Tarantela.

Para o Continente Africano, foram exibidos diversos tipos de danças, pois na região, todos os acontecimentos da vida são comemorados com a dança: nascimento, morte, plantio, colheita e guerra. Com o Continente Asiático, o destaque foi a dança japonesa Yosakoi Soran, estilo de dança contemporânea que une tradição e modernidade entre as culturas.

No Continente Americano as danças são diversificadas, mas com a influência da cultura norte-americana, foram selecionadas as danças urbanas, como street dance, e ainda, pensando no Brasil, foi apresentado o samba.

O evento segue até o dia 14 com modalidades individuais e coletivas.