Simpósio aborda Educação, Saúde e Meio Ambiente em Dourados

Pesquisadora da Embrapa ministra palestra aos acadêmicos da UNIGRAN

Organizado pelo curso de Biomedicina da UNIGRAN, o I Simpósio de Educação, Saúde e Meio Ambiente da Grande Dourados, debateu sustentabilidade, gerenciamento de resíduos e qualidade do solo. O evento contou com palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos.

O Simpósio teve como objetivo trabalhar com os alunos assuntos de análise ambiental e formação de opinião crítica em relação à temática. Vinícius Soares de Oliveira, coordenador de estágio de Biomedicina, acredita que os profissionais da Saúde precisam pensar no exercício da função enquanto cidadão, quanto ao meio ambiente e diminuição do lixo.

“O lixo hospitalar, por exemplo, é um grande problema de saúde pública no nosso país e precisamos ter uma conscientização por parte dos futuros profissionais de vários setores”, menciona Vinícius.

A programação contou com palestras sobre “Imasul – Projeto MS Carbono Zero”, “Hospital Universitário – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)”, “Embrapa – Fixação Biológica de Nitrogênio, Indicadores Biológicos de Qualidade do Solo e Sistemas de Produção”, além da apresentação de trabalhos acadêmicos.

A palestra de abertura contou com a presença da pesquisadora da Embrapa Agropecuária Oeste, Tarcila Souza de Castro Silva, que falou sobre “Marcadores no Auxílio da Atividade Sustentável da Piscicultura Intensiva no Brasil”. Tarcila explicou a importância da multidisciplinaridade, como o conhecimento de várias áreas pode contribuir para o avanço tecnológico de outra área.

“Por exemplo, como uma simples análise de glicose, que os biomédicos fazem, auxilia nas nossas técnicas de laboratório para elaborar uma ração. É esse link é necessário para analisarmos as variáveis”, comenta.

A pesquisadora também considera que educação, saúde e meio ambiente está tudo interligado na piscicultura. “O peixe depende de um ambiente e, consequentemente, uma produção que se preocupe com o meio ambiente, não vai poluir para o ser humano. Então, eu vou ter um produto bom, o peixe saudável, que vai gerar um ser humano saudável e o meio ambiente saudável. É uma cadeia na qual a sustentabilidade tem que estar presente e é o que buscamos sempre”, garante Tarcila Souza de Castro Silva.