UNIGRAN leva ações na Vila Olímpica Indígena

Cursos da UNIGRAN realizaram atendimentos e atividades na Vila Olímpica Indígena

Em comemoração ao Dia do Índio, o UNIGRAN vai a Comunidade levou diferentes atividades na Vila Olímpica Indígena no último sábado, 16. Acadêmicos e professores dos cursos de Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição fizeram orientações, atendimentos e garantiram a diversão para as crianças.

Gilson da Silva, 18 anos, morador da Aldeia Bororó é da etnia Kaiowá. O indígena aproveitou a manhã para jogar basquete, dominó, além de receber orientações sobre alimentação e anemia, e fazer o teste de diabetes. “O exame deu tudo bem, mas não é orientado comer muito chocolate, porque eu gosto bastante. Essa ação foi bem legal, extrovertida, a aldeia precisava disso, está muito carente por falta de atenção”, menciona Gilson.

As ações foram realizadas em parceria com o Projeto Esporte na Vila Olímpica da Aldeia Indígena de Dourados, que visa trazer atividades de esportes à comunidade indígena. Dentre as atividades, teve teste de glicose, pressão arterial, orientações nutricionais, atividades lúdicas com crianças, brincadeiras, distribuição de algodão doce, cama elástica, slike line, ginástica olímpica, badminton, basquete, futebol, carrinhos de rolimã, pintura facial, jogos de mesa, balões e tênis de mesa.

O curso de Fisioterapia levou ao público adulto orientações sobre cuidados com a coluna e aferição de pressão arterial, já para as crianças, atividades lúdicas que trabalham a coordenação motora. A coordenadora do curso, Simone de Sousa Elias Nihues, destaca que é muito importante prestar assistência à saúde indígena, “eles têm mais dificuldade para buscar esse tipo de orientação na cidade. Então, quando trazemos até a aldeia, respeitando a cultura e o conceito saúde – doença deles, podemos realizar orientações de uma maneira que não interfira na cultura dos indígenas”.