Acadêmicas de Nutrição orientam crianças sobre o consumo de frutas e verduras

Alunos de 6 a 14 anos conhecem a pirâmide alimentar com as acadêmicas de Nutrição da UNIGRAN

O consumo de frutas e verduras é importante em todas as idades, sobretudo para as crianças que estão em pleno desenvolvimento. Pensando em orientar os pequenos do Ensino Fundamental, o curso de Nutrição da UNIGRAN participou da ação do Dia da Saúde na Escola Delphos Fundamental. A atividade fez parte do Circuito de Orientações e Atividades Físicas da escola e envolveu alunos de 6 a 14 anos.

Mari Tatiana Dos Santos Lima, professora de Educação Física do Delphos, explica que a ideia do projeto foi mostrar às crianças a importância da alimentação saudável junto com a atividade física. “Fazer essa junção é necessário para que eles cresçam com hábito saudável. O nosso objetivo é melhorar cada vez mais a alimentação e o estilo de vida dessas crianças”, comenta.

As acadêmicas de Nutrição fizeram orientações sobre o consumo de frutas e verduras, além de explicar um pouco sobre a pirâmide alimentar. Conforme a coordenadora de estágio no curso de Nutrição, Thalyta Muniz Lemes, estudos mostram que tanto crianças como adolescentes vêm consumindo cada vez menos esse grupo alimentar.

“Demos uma pequena introdução sobre a pirâmide alimentar focando no grupo das frutas e hortaliças, falando da importância do consumo, a frequência e a porção. Também tivemos um diálogo para saber se eles consomem ou não em casa”, menciona.
As frutas e verduras fazem parte do grupo de alimentos reguladores, pois fornecem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água. “A criança necessita desses alimentos para a sua formação, são essenciais para o crescimento e desenvolvimento”, afirma.

E, se a criança não come certo tipo de legume, a nutricionista dá uma dica: mudar a preparação do alimento, introduzindo-o em algo que a criança gosta. “Por exemplo, se der abobrinha e a criança não comer, os pais podem tentar introduzir essa abobrinha em uma torta ou achar outra maneira de apresentar esse alimento para o filho”, aconselha Thalyta Lemes.

Para as acadêmicas do curso, a ação foi uma interação importante com o público infantil. Estudante do 5º semestre, Fernanda Ramos Gonçalves, ressalta que “é sempre bom interagir com todas as faixas etárias, além de ser uma oportunidade de passar para a comunidade tudo o que a gente aprendeu com uma dinâmica mais interessante”.