Atuação do Fisioterapeuta no SUS é tema de Aula Magna na UNIGRAN

Fernando Pieretti Ferrari, diretor-secretário do Crefito 13, ministra palestra na UNIGRAN

As "Novas Perspectivas da Atuação do Fisioterapeuta no SUS" foi tema da Aula Magna do curso de Fisioterapia na UNIGRAN. O convidado para falar aos acadêmicos e profissionais da área, Fernando Pieretti Ferrari, é diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS – Crefito 13.

A inserção do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde – SUS tem sido destaque na atuação profissional. Segundo a coordenadora do curso, Simone de Sousa Elias Nihues, é o momento em que o fisioterapeuta está conquistando o espaço no SUS.

“Nós escolhemos trabalhar esse tema na recepção dos acadêmicos para fazer uma abordagem de maneira envolvente, mostrando que o fisioterapeuta pode se inserir na rede pública trabalhando com atenção primária, secundária e terciária. Queremos motivar os acadêmicos a buscarem mais conhecimento nesta área”, menciona Simone.

O palestrante, Fernando Ferrari, destacou a mudança do paradigma da reabilitação para o paradigma da produção de saúde. “A atuação do fisioterapeuta está além do tratamento de doença, mas sim, a promoção de saúde, prevenção, trabalhos em grupos terapêuticos, possibilidade de atuar na gestão e em outros espaços que não exclusivamente o espaço da reabilitação”, afirma.

Ferrari comenta que há uma grande expectativa de abertura maior desse espaço nos cuidados primários em saúde. Além de destacar que a transição do perfil epidemiológico de doenças infectocontagiosas para doenças crônicas, coloca o profissional fisioterapeuta como um protagonista neste cuidado.

“É o profissional que cuida da cronicidade, da perda do movimento, da capacidade funcional do corpo humano. As doenças crônicas se caracterizam pela perda da funcionalidade e como somos habilitados para trabalhar com a capacitação da funcionalidade, aparecemos em destaque neste cenário. É um espaço de trabalho em expansão”, ressalta o Fernando Ferrari.