Aula Magna com ex-senador Simon comemora os 40 anos do curso de Direito

Simon falou sobre Ética na Política e o Momento Brasileiro

O ex-senador Pedro Simon ministrou palestra na Aula Magna do curso de Direito da UNIGRAN nesta terça-feira. O tema abordado foi "Ética na Política e o Momento Brasileiro". O evento contou com a presença de autoridades de Dourados, profissionais da área e acadêmicos.

A presença do ex-senador representa uma oportunidade de debater o momento histórico vivido pelos brasileiros no que se refere a postura ética na política brasileira. De acordo com o diretor da Faculdade de Direito, Renato de Aguiar Lima Pereira, a escolha do ex-senador para a abertura solene do ano letivo “se dá por uma conduta ética e política que tem e teve durante seus mandatos. Diante desse momento histórico que estamos vivendo, com essa crise ética no Brasil, escolhemos uma figura na política que as pessoas confiam”.

Pedro Jorge Simon é advogado e professor universitário. Foi senador e governador pelo estado do Rio Grande do Sul. O ex-senador considera que o Brasil vive uma hora importante. “As Ditaduras, Golpes de Estado, derrubadas de presidente, infelizmente no Brasil são periódicas, de tempo em tempo. A gente diz que o nosso tempo períodos de democracia que intercortam longos períodos de ditadura. Hoje nós estamos vivendo um dos momentos de democracia”, afirma.

Para Simon, o grande mal do Brasil, é ser considerado um país de impunidade. “Só ladrão de galinha vai para a cadeia. E, pela primeira vez, nós estamos vivendo um instante diferente, a Operação Lava Jato, está fazendo realmente um choque radical na corrupção brasileira, veio para valer”, garante.

O palestrante cita que, agora, os que vão para cadeira são diretores da Petrobrás e de grandes empreiteiras, senadores, líder de Governo, presidente da Câmara de Deputados. “Esse processo está se consumando, o que não pode acontecer é que agora, como nas vezes anteriores, se faça um arrego. Nem que tirem a Dilma e bote o Joaquim, o João, o mais importante é haver um compromisso de que a Operação tem que continuar e fique marcado que lugar de corrupto no Brasil é na cadeia”, assegura Pedro Simon.